Momentos estressantes para muita gente também é sinônimo de queda de cabelo. Essas quedas são provocadas pelo excesso de cortisol, liberado em momentos de estresse. A queda de cabelo excessiva afeta, principalmente, mulheres, que percebem com mais facilidade a redução no volume e a densidade dos cabelos.
O hormônio cortisol, em excesso, altera o ciclo natural de crescimento capilar. Em situações de estresse, o organismo prioriza funções vitais, deixando de lado aspectos considerados secundários, como o crescimento do cabelo, o que leva à fragilidade dos fios.
E o estresse não é apenas o emocional. Cirurgias, doenças, má alimentação e pouco sono também podem provocar a queda de cabelo.
Conteúdos relacionados:
- Banho de chuva pode causar doenças? Descubra agora!
- Rotina de skincare requer cuidados. Dermatologista dá dicas!
- Celulites: 7 melhores exercícios para ajudar na circulação
Combatendo a queda de cabelo
Para combater a queda de cabelo e fortalecer os fios, é fundamental adotar uma rotina de cuidados que envolva tanto o controle do estresse, quanto tratamentos que ajudem a nutrir o couro cabeludo e os fios. São eles:
- 1 - Alimentação balanceada e suplementos: Uma dieta rica em vitaminas e minerais, como ferro, zinco e vitaminas do complexo B, é fundamental para a saúde dos fios. Esses nutrientes ajudam a fortalecer a raiz e estimulam o crescimento de cabelos fortes e saudáveis.
- 2 - Praticar atividades físicas regulares: o exercício físico ajuda a reduzir os níveis de estresse, equilibrar os hormônios e melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que favorece o crescimento capilar.
- 3 - Adotar uma rotina de cuidados capilares: utilizar produtos adequados ao tipo de cabelo, evitar lavagens excessivas e o uso frequente de ferramentas de calor, como chapinhas e secadores, são medidas essenciais para proteger os fios contra a quebra e o ressecamento.
- 4 - Gerenciar o estresse: práticas de relaxamento, como meditação, yoga e técnicas de respiração, podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e, consequentemente, a queda de cabelo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar