As ceias de fim de ano são marcadas por momentos de fartura e excessos — tanto na alimentação quanto no consumo de bebidas alcoólicas. Para quem se entregou a esses exageros, especialistas recomendam focar em cuidar da hidratação e recuperação do corpo no dia seguinte.
Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, da Associação Brasileira de Nutrologia, a melhor forma de recuperar o equilíbrio é apostar em hidratação e alimentos leves. “Após exageros alimentares e alcóolicos, você deve apostar em água, frutas naturais, sucos, vitaminas e alimentos integrais”, afirmou o especialista ao portal metrópoles.
Entre as opções recomendadas estão as frutas diuréticas, que ajudam a combater a retenção de líquidos, reduzem o inchaço e promovem a hidratação.
Confira seis frutas com essas propriedades e seus benefícios:
Melancia
Com alto teor de água, a melancia é uma grande aliada para a hidratação do corpo. Além disso, possui baixa densidade calórica: 100 gramas contêm apenas 30 calorias.
Abacaxi
Rico em nutrientes que auxiliam no combate à retenção de líquidos, o abacaxi também possui fibras que melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal. A fruta ainda conta com bromelina, uma enzima que facilita a digestão.
Melão
Assim como a melancia, o melão é rico em água e fibras. Ele auxilia na hidratação e na regulação do intestino, contribuindo para o bem-estar geral.
Pera
Além de ajudar na eliminação de líquidos, a pera é rica em pectina, uma fibra que melhora o funcionamento intestinal e contribui para o controle glicêmico e do colesterol.
Limão
O limão é uma opção rica em potássio, fibras e manganês. Além disso, é conhecido por fortalecer o sistema imunológico devido ao seu alto teor de vitamina C.
Maçã
Naturalmente diurética, a maçã contém uma boa quantidade de potássio e vitamina B6. Assim como a pera, é rica em pectina, que auxilia no funcionamento do intestino.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar