O suco detox é frequentemente promovido como uma maneira de limpar o corpo de toxinas, especialmente após períodos de celebrações, como as festas de fim de ano.
Muitos famosos e anônimos adotam sucos detox, acreditando nos seus supostos benefícios à saúde. Eles são frequentemente vistos como uma solução rápida para perda de peso e desintoxicação do corpo. No entanto, essa prática não tem respaldo científico sólido e pode trazer riscos sérios à saúde. Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura da matéria abaixo para entender.
O corpo já tem um sistema detox
Nosso organismo já conta com órgãos como fígado, rins, pele, pulmões e sistema gastrointestinal, que eliminam toxinas naturalmente. Para mantê-los funcionando bem, basta adotar uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos.
Riscos do detox
- Deficiências nutricionais: Dietas restritivas podem causar carências de nutrientes, aumentando o risco de infecções e doenças como câncer e diabetes.
- Alterações metabólicas: Podem surgir cansaço, irritabilidade, desidratação, cólicas e até casos de lesão renal aguda por consumo excessivo de sucos ricos em oxalato.
- Efeito rebote: A drástica redução de calorias pode levar ao ganho de peso futuro e à compulsão alimentar.
O corpo promove a maior liberação de hormônios como o cortisol. Ele aumenta o apetite, o que pode abrir espaço para distúrbios alimentares como a compulsão alimentar periódica —ou seja, o consumo de grandes quantidades de alimentos de uma única vez.
Quer saber mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
O que fazer após os excessos?
- A dica é sempre investir em hábitos saudáveis. Às vezes, pequenos ajustes na rotina já trazem bem-estar e ajudam o corpo a se recuperar após excessos
- Prefira um estilo de vida saudável:
- Invista em atividades físicas regulares, mesmo que por poucos minutos diários.
- Regule o sono e controle o estresse.
- Priorize alimentos naturais e variados, como frutas, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.
- Evite produtos ultraprocessados e dietas milagrosas. O equilíbrio é sempre o melhor caminho para o bem-estar.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar