![Icterícia Neonatal afeta muitos recém-nascidos e também pode ser tratada em casa. Imagem ilustrativa da notícia Icterícia neonatal: veja o que é e como tratar](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/760x430/bebe_00893183_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2Fbebe_00893183_0_.jpg%3Fxid%3D3001986&xid=3001986)
Nos primeiros dias de vida, muitos bebês apresentam icterícia neonatal, caracterizada pelo amarelamento da pele, dos olhos e das mucosas. Isso ocorre devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue, já que o fígado do recém-nascido ainda está em desenvolvimento e pode ter dificuldade em eliminá-la.
Embora a icterícia seja considerada uma condição fisiológica na maioria dos casos, quando não tratada adequadamente, pode evoluir com complicações graves, como a kernicterus – uma lesão cerebral irreversível e até a morte do bebê.
“Os principais fatores de risco para a icterícia incluem a imaturidade do fígado, incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, amamentação insuficiente e prematuridade. Assim, o acompanhamento médico desde o início é essencial para garantir um tratamento eficaz e seguro”, explica a médica pediatra Dra. Mariena Pedroza.
A icterícia é frequentemente detectada ainda no hospital, por meio da avaliação clínica e, em alguns casos, exames laboratoriais ou testes específicos, como a bilirrubinometria transcutânea. No entanto, há situações em que o bebê recebe alta e a icterícia só se torna perceptível dias depois, já em casa.
Como as mães podem perceber a icterícia em casa?
É essencial que os pais fiquem atentos aos sinais da icterícia nos primeiros dias após a alta hospitalar. Alguns dos principais indícios são:
- Pele amarelada: O tom amarelado geralmente começa no rosto e pode se espalhar para o tronco, barriga, pernas e pés. Uma forma simples de observar é pressionar levemente a pele do bebê e verificar se a região fica amarelada ao invés de esbranquiçada.
- Olhos amarelados: A esclera (parte branca dos olhos) também pode adquirir um tom amarelado.
- Sonolência excessiva e dificuldade para mamar: Bebês com icterícia mais intensa podem ficar mais sonolentos e ter dificuldades para sugar durante a amamentação.
- Fezes mais claras e urina escura: Em alguns casos, a icterícia pode alterar a coloração das fezes e da urina.
Caso os pais percebam esses sinais, é fundamental procurar um médico pediatra o quanto antes para avaliar a necessidade de exames e tratamento.
Precisa voltar ao hospital?
Muitas mães que percebem a icterícia em casa precisam retornar ao hospital para que o bebê receba tratamento com fototerapia, que ajuda a eliminar a bilirrubina do organismo. No entanto, essa necessidade de voltar ao hospital pode gerar preocupação, deslocamento e estresse para toda a família.
“Agora, existe uma alternativa mais humanizada: o tratamento com fototerapia domiciliar, garantindo a eficácia da fototerapia, sem que os pais precisem enfrentar a internação hospitalar, reduzindo o estresse, risco de infecções e promovendo uma recuperação mais rápida. O bebê permanece no ambiente familiar, recebendo o tratamento de forma segura e confortável, com suporte profissional 24 horas por dia”, explica a médica pediatra Dra. Mariena Pedroza, que completa dizendo que, com isso, a icterícia neonatal pode ser tratada de maneira eficiente e acolhedora.
![Icterícia neonatal: veja o que é e como tratar](https://cdn.dol.com.br/img/inline/890000/767x0/medica_00893183_0_.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2Finline%2F890000%2Fmedica_00893183_0_.jpg%3Fxid%3D3001988%26resize%3D380%252C200%26t%3D1738681487&xid=3001988)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar