plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INVERNO AMAZÔNICO

Afinal, banho de chuva causa gripe ou resfriado? Entenda

Por vontade própria ou pelas circunstâncias, todo mundo acaba pegando chuva durante o inverno amazônico. Mas, afinal de contas, faz mal ou não? Causa ou não causa gripes ou resfriados? Entenda

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Afinal, banho de chuva causa gripe ou resfriado? Entenda camera Entenda se a prática de tomar banho de chuva está ligada a doenças como gripes ou resfriados. | Foto: Divulgação

O Pará vive o período mais chuvoso do ano, o chamado inverno amazônico. Com isso, o aumento no volume de chuvas causa não apenas problemas na cidade de maneira geral, como também é propício ao aparecimento de infecções virais, como gripes e resfriados, por exemplo.

Apesar disso, muitas pessoas gostam de aproveitar esse período para tomar banho na chuva. A prática é vista por muitos como uma espécie de terapia que relaxa e ajuda a renovar as energias. Mas o que muita gente fica na dúvida é se tomar banho na chuva causa ou não refriado. Confira!

Afinal de contas, tomar banho na chuva causa gripe ou resfriado?

Segundo o especialista Linus Pauling Fascina, gerente-médico do Departamento Materno Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein, o hábito de tomar banho na chuva em si não causa gripe, mas sim, os vários tipos de vírus. "Frio, neve, água gelada e chuva em si não causam gripe, senão as pessoas que vivem nos países frios estariam sempre doentes e isso não acontece”, explicou o médico.

Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp

Ainda segundo o médico, essa crença é antiga e a desinfromação existe porque o contato com temperaturas menores do que a do corpo humano desencadeia esses reflexos de espirro e tosse.

Mas, então, por que o nariz costuma escorrer quando há exposição a essas situações?

“Nesses casos, o nariz escorre por uma reação ao frio e não por uma infecção. Quando tomamos chuva ou saímos no frio o nosso organismo reage localmente nas mucosas nasais provocando uma uma vasoconstrição [diminuição do fluxo sanguíneo]. Assim, as células locais entendem que estão mais desidratadas e liberam um muco para proteger da perda de calor local e umidade, surgindo a coriza”, explica Fascina.

Apesar disso, o especialista alerta para outros risco ao tomar banho de chuva, como o de ser atingido por um raio (especialmente quando estiver em campo aberto), escorregar em poças d’água e se machucar, se contaminar por causa da água suja de esgoto, entre outras coisas.

O médico destacou ainda a importância da vacinação contra a gripe, sobretudo a grupos mais vulneráveis, como gestantes, idosos e crianças, já que ela ajuda a manter a saúde em dia durante o outono e o inverno.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias