
O Transtorno do Défict de Antenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado pela dificuldadade de atenção, inquietação e impulsividade que podem ser diagnosticados desde a infância.
Pessoas que possuem o transtorno podem ter dificuldade em se concentrar em algumas atividades do dia a dia e de concluir algumas tarefas, por exemplo. Apesar disso, algumas práticas, como a de exercícios físicos, podem ajudar quem tem o transtorno.
Um estudo liederado pelo neurocientista H-siao-I Kuo, da Universidade Nacional de Taiwan descobriu que exercícios que fazem o seu coração disparar, como caminhada rápida, corrida, natação, dança ou ciclismo, aumentam a inibição no córtex motor para pessoas com TDAH.
Um efeito semelhante é observado quando pessoas sem TDAH tomam metilfenidato, um tratamento medicamentoso comum para o TDAH que aumenta os níveis dos neurotransmissores dopamina e norepinefrina.
O estudo
Vinte e seis pessoas não medicadas com TDAH participaram do estudo, todas com cerca de 23 anos e saudáveis, juntamente com 26 colegas sem TDAH.
Em duas sessões de exercícios separadas, cada pessoa passou 30 minutos em uma bicicleta ergométrica ergométrica, começando com um aquecimento de 5 minutos, depois um treino de 20 minutos e um resfriamento de 5 minutos.
Duas outras sessões foram projetadas como ‘controles’: os participantes sentaram-se na bicicleta ergométrica por 30 minutos assistindo a uma série de documentários sobre a natureza.
Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse noso canal no WhatsApp
Antes e depois de uma dessas sessões de exercício ou controle, a equipe de Kuo testou o desempenho de todos em algumas tarefas cognitivas: uma que avalia a capacidade da pessoa de “recuar” de uma atividade sob comando, como uma medida de controle inibitório, e outra que testa o aprendizado motor, que é essencialmente “memória muscular”.
O exercício aeróbico aumentou o SICI em participantes com TDAH, que também tiveram melhor desempenho em tarefas de controle inibitório e aprendizagem motora pós-treino.
Os participantes sem TDAH também viram melhora no aprendizado motor após o exercício, embora na verdade tenha diminuído o SICI e não tenha tido um efeito claro no controle inibitório.
O cientista afirma que sessões de exercícios aeróbicos de 30 minutos podem beneficiar alguns pacientes com TDAH em relação ao desempenho cognitvo a curto prazo. Apesar disso, o estudo não detalhou quanto tempo duram os efeitos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar