
Depois de uma refeição muito pesada ou um fim de semana de excessos, muitos pessoas procuram uma forma de amenizar os sintomas de sobrecarga do fígado. Que tal conhecer uma forma natural de reduzir a gordura desse órgão tão importante?
O chá de cardo-mariano se destaca no universo da medicina natural como um verdadeiro aliado da saúde. Com propriedades medicinais impressionantes, essa bebida promete benefícios que vão muito além de um momento relaxante.
Leia também
- App ajuda a identificar crianças com déficit de desenvolvimento
- Planos de Saúde podem negar algum atendimento? Veja o que fazer
Os benefícios já são comprovados por especialistas da área, com notado aumento da proteção contra a gordura no fígado. Assim, o nutricionista Everton Batista revela os segredos do cardo-mariano (Silybum marianum) para a saúde do fígado.
Quer receber mais dicas de saúde? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Segundo ele, a erva pode reduzir a deposição de lipídios no órgão, além de mostrar bons resultados ao auxiliar no tratamento da esteatose hepática, rejuvenescer as células hepáticas e combate a inflamação e o estresse oxidativo. Muito além disso, o chá é indicado por ele no controle do colesterol e para a saúde cardiovascular.
Afinal, a silimarina, composto principal do chá, apresenta benefícios significativos, como diminuição dos níveis de colesterol total e redução do colesterol LDL, o famoso colesterol "ruim".
Um composto, múltiplos benefícios
O chá cardo-mariano é composto, principalmente, por Silibina, Silicristina e Silidianina, substâncias que oferecem ação antioxidante, propriedades anti-inflamatórias e acabam por fortalecer o sistema imunológico. Além disso, estudos recentes já apontam as substâncias com potencial uso contra a diabetes, pois houve melhora no controle glicêmico para pacientes com tipo 2 da doença.
Recomendações de consumo
Segundo o especialista, o consumo recomendado seria de 140 mg a 420 mg por dia, ou seja, de duas a três xícaras diárias. Entretanto, alguns grupos precisam de atenção especial, sendo melhor não consumires o chá.
São eles gestantes e lactantes, pessoas com alergia a plantas da família Asteraceae e indivíduos que tomam anticoagulantes ou anticoncepcionais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar