
Ganhar massa muscular não é tão fácil quanto parece e o processo vai muito além do que passar horas na academia. A construção de músculos depende de um conjunto de fatores, como uma alimentação adequada, descanso do corpo e um treino bem estruturado.
Por isso, muitas pessoas que buscam por um corpo bem definido acabam cometendo alguns erros que comprometem o resultado final e deixam o processo de hipertrofia mais lento. Confira cinco erros comuns que impedem o ganho de massa muscular:
Conteúdos relacionados:
- Coca-Cola lança latinha azul para o Festival de Parintins
- O que acontece com o corpo se você tomar whey protein todos os dias
- Sucralose, xilitol, stevia ou sweet natural: qual o melhor adoçante?
5 erros que impedem o ganho de massa muscular
1 - Carga inadequada
O processo de ganho de massa muscular está diretamente ligado à hipertrofia do músculo, que ocorre quando as fibras musculares se rompem diante de um levantamento de peso. É durante a reconstrução dessas fibras pelo organismo, que elas ficam mais fortes, levando ao crescimento dos músculos.
Porém, para que a musculação de fato tenha resultados, é importante ajustar a carga para que as últimas repetições da série sejam mais difíceis. Caso você esteja fazendo a série de exercícios e na última sinta que ainda conseguiria fazer mais, talvez seja a hora de progredir a carga. Isso porque sem a tensão certa, o músculo não recebe o estímulo necessário para crescer.
2 - Não respeitar o intervalo entre os exercícios
Muitas pessoas ao fazer as séries de exercícios não respeitam o intervalo entre eles. Porém, para quem busca hipertrofia, o tempo de descanso é uma peça chave para alcançar o resultado desejável. O recomendável é pausar entre 45 segundos e 1 minuto e meio. Menos que isso atrapalha o desempenho, enquanto intervalos maiores diminuem a intensidade do treino e o estímulo que o músculo precisa para crescer.
3 - Não descansar adequadamente entre os treinos
O processo de ganho de aumento da massa muscular acontece enquanto o músculo está “descansando”. É durante esse descanso que as fibras que se romperam no treino se recuperam, ficando mais fortes.
Por conta disso, quem busca ganhar músculo deve respeitar o tempo de recuperação das fibras musculares. O recomendável é dar o intervalo de 36 a 48 horas antes de treinar o mesmo grupo muscular novamente.
Além disso, passar muito tempo sem treinar também não é bom. Intervalos grandes podem atrapalhar a adaptação dos músculos e, com isso, impedem a progressão de carga.
4 - Dormir mal e ficar estressado constantemente
Quando o corpo está nervoso ou ansioso, ele libera o hormônio do estresse: cortisol. Uma alta taxa dele no organismo acaba atrapalhando a produção de hormônios que são importantes para o processo de hipertrofia, como a testosterona, estrogênio e o GH.
Dormir mal também aumenta o nível de cortisol no organismo. É durante o sono que o corpo produz parte da testosterona e GH. Além disso, uma noite de sono ruim pode interferir na disposição para treinar no dia seguinte.
5 - Não se alimentar bem
A alimentação é um fator chave para quem busca o ganho de massa muscular. Aqueles que buscam a hipertrofia devem priorizar alimentos naturais, como frutas, legumes, carnes, ovos e castanhas, além de consumir a quantidade certa de proteínas, carboidratos e gorduras. O ideal é que tenha um acompanhamento de um nutricionista, especialista nessa área.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar