
Nesta quarta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que medicamentos como Ozempic, Wegovy e Saxenda, comumente utilizados para emagrecimento, só poderão ser vendidos mediante retenção da receita médica.
A medida busca reforçar o controle sobre o uso desses medicamentos, que originalmente são indicados para o tratamento de diabetes tipo 2.
Conteúdo Relacionado
- Ozempic no SUS? Ministério da Saúde analisa distribuir remédio
- Aprovada pela Anvisa, vacina contra Chikungunya deve chegar ao SUS
- Anvisa proíbe lâmpadas de bronzeamento artificial no Brasil
Apesar de já serem classificados com tarja vermelha, esses produtos vinham sendo vendidos em farmácias sem a exigência de retenção da prescrição, o que gerou preocupações na comunidade médica.
A decisão da Anvisa vem na esteira de um alerta feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que recentemente divulgou uma carta pedindo maior rigor no controle desses medicamentos.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Na nota, médicos expressaram preocupação com a automedicação e os riscos de efeitos adversos em pacientes que utilizam os remédios sem o devido acompanhamento profissional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar