
Com a rotina cada vez mais intensa e exigente, a fadiga mental tem se tornado um problema frequente entre os brasileiros. Esse esgotamento cognitivo pode comprometer o foco, a produtividade e o bem-estar emocional. Segundo a nutricionista Cibele Santos, a alimentação pode ser uma grande aliada na prevenção e no alívio desses sintomas.
Conteúdos relacionados:
- Veja os sintomas menos comuns da deficiência de vitamina B12
- Estudo de Harvard indica os melhores substitutos para a manteiga
- Chá de canela: veja os benefícios da bebida e como preparar
Confira alimentos que aliviam a fadiga mental:
De acordo com a nutricionista, existem alimentos naturais que fornecem nutrientes essenciais ao funcionamento do cérebro humano. “Esses alimentos são fontes de antioxidantes e ácidos graxos, que protegem o sistema nervoso e contribuem para o desempenho cognitivo”, explica Cibele Santos.
Confira a lista:
- Peixes gordurosos;
- Frutas e vegetais;
- Nozes e grãos integrais.
Além de uma alimentação equilibrada, a especialista destaca que a suplementação também pode ser utilizada para minimizar os sintomas da fadiga, principalmente para quem apresenta carências nutricionais. Confira os principais suplementos indicados:
- Ômega 3: melhora a memória, reduz inflamações e auxilia no equilíbrio emocional;
- Vitamina B12: essencial na produção de energia e neurotransmissores; a deficiência dessa vitamina pode causar fadiga, falta de concentração e sintomas depressivos;
- Vitamina D: importante para o sistema nervoso, ajuda a combater o cansaço e fortalece a imunidade;
- Magnésio: mineral que regula o estresse, promove a comunicação entre neurônios e favorece o relaxamento mental;
- Rhodiola Rosea: ela aumenta a resistência ao estresse físico e mental, além de melhorar o foco e o equilíbrio emocional.
Entretanto, a nutricionista ressalta que o uso de suplementos deve ser feito com orientação profissional. “Muita gente tem carências sem saber, e isso se reflete no humor, na disposição e na memória. Por isso, é sempre recomendável buscar orientação profissional para fazer uma suplementação personalizada e segura”, enfatiza.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar