
Se você sente que está sempre cansado, sem disposição ou com dores frequentes, talvez esses podem ser alertas do seu corpo dizendo que algo não vai bem. O estresse, que muitas vezes é visto como um simples "nervosismo", pode causar diversos impactos na saúde e representar um esgotamento físico e mental.
Diferente do que muitas pessoas acham, a tensão constante não apenas afeta o equilíbrio emocional, levando à ansiedade ou depressão, como também pode provocar reações físicas como problemas no estômago, baixa imunidade e até problemas dermatológicos. Isso porque, o corpo e a mente funcionam em conjunto e qualquer desequilíbrio emocional pode se manifestar por meio de sintomas físicos.
Conteúdos relacionados:
- Três alimentos que desincham, “limpam” o fígado e fazem detox
- Alterações nas unhas podem indicar problemas de saúde
- Confira 3 dicas valiosas para aliviar dores no ombro
Confira 11 sintomas físicos que podem ser provocados pelo estresse:
1. Alergia na pele
Altos níveis de cortisol e adrenalina podem desencadear vermelhidão, ressecamento, acne e até descamação da pele. Um estudo feito na Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, mostrou que o excesso de cortisol associado aos picos de estresse podem estimular a produção de glândulas sebáceas, agravando problemas cutâneos.
2. Queda de cabelo
A tensão reduz a circulação no couro cabeludo, dificultando a nutrição dos fios e provocando a queda deles. O hábito inconsciente de mexer nos cabelos em momentos de ansiedade também pode contribui para isso.
3. Gastrite
O estresse aumenta a produção de suco gástrico e, por consequência, a acidez no estômago, deixando ele mais sensível. Dessa forma, ele favorece inflamações na mucosa gástrica e sintomas como queimação, distensão abdominal e náuseas.
4. Diminuição da libido
Ao ativar excessivamente o sistema nervoso autônomo, responsável por regular funções durante a relação sexual. Por conta disso, nos homens, ele pode atrapalhar a ereção, e nas mulheres, pode reduzir a lubrificação.
5. Baixa imunidade
O excesso de cortisol causado por altos níveis de estresse enfraquece o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a infecções recorrentes, como gripes e resfriados.
6. Alterações no apetite
Com o estresse, o apetite pode aumentar ou diminuir. Os hormônios produzidos por ele reduz a salivação, o que interfere diretamente no paladar, causando também maior desejo por alimentos mais calóricos.
7. Bruxismo
A tensão muscular pode afetar as articulações do maxilar. Durante momentos tensos, as pessoas tendem a contrair a mandíbula apertando os dentes e, muitas vezes, fica assim por um tempo sem se dar conta. Esse hábito, muitas vezes inconsciente, provoca dores no maxilar e desgaste dentário.
Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
8. Sudorese excessiva
A adrenalina gerada pelo estresse excessivo também age nas glândulas sudoríparas, levando à transpiração intensa em regiões como mãos, axilas, pés e rosto.
9. Dores pelo corpo
Um estudo feito Centro de Pesquisa da Instituição Universitária de Montreal indicou que pacientes com dor lombar crônica têm níveis mais altos de cortisol. Isso porque, o estresse constante pode ser associado ao aumento da inflamação do corpo, o que eleva a percepção da dor. Dores lombares, nas costas e de cabeça são comuns em pessoas com altos níveis de estresse.
10. Insônia
Segundo um estudo feito pelo Instituto Nacional de Medicina Psicossocial, em Estocolmo, semanas com alta carga de trabalho e muito estresse aumentam a sonolência, prejudicam o sono e afetam o padrão de secreção diurna de cortisol. Isso porque, altos níveis de tensão prejudicam alteram o padrão de secreção do cortisol, podendo afetar o humor, a memória e o desempenho diário.
11. Pressão alta
A produção contínua de adrenalina durante momentos de estresse endurece as artérias e eleva a pressão arterial, podendo ainda aumentar o risco de desenvolver colesterol alto e triglicerídeos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar