
Entre cores, batuques e movimentos cheios de energia, o Pará se faz dançante por natureza. Do vibrante carimbó, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, à dança dos pássaros juninos, passando pelos ritmos afro-amazônicos e as tradicionais festas de aparelhagem, dançar é quase um instinto por aqui.
Mas essa linguagem corporal que expressa a identidade de um povo também tem seu dia no calendário mundial. Em 29 de abril foi celebrado o Dia Internacional da Dança, instituído em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco, em homenagem a Jean-Georges Noverre, o criador do balé de ação.

Leia mais:
- Fã clubes de brega resgatam tradições por meio do amor pela dança
- Espetáculo revolucionário de dança no Teatro do SESI
A dança é, ao mesmo tempo, arte, tradição, saúde e resistência. E quando o assunto é corpo em movimento, o Brasil, e especialmente o Pará, tem muito a mostrar. Das danças indígenas às coreografias virais no TikTok, a expressão se reinventa, sem perder suas raízes.
Embora Joinville, em Santa Catarina, leve o título de “Cidade da Dança” por abrigar o maior festival do gênero no mundo e a única filial da Escola Bolshoi fora da Rússia, o Pará carrega consigo uma força ancestral que atravessa séculos.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Além do valor cultural, a dança também é reconhecida por seus benefícios à saúde física e mental. De acordo com Mariana Wiest Schroeder, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, a dança pode ser usada inclusive como ferramenta terapêutica, através da dançaterapia ou dançafisio.
“Incorporando movimentos rítmicos e expressivos, a dança melhora a flexibilidade, a força, a coordenação motora e o equilíbrio, além de promover a saúde mental e emocional”, explica Mariana.
Confira os principais benefícios da dança:
- Aumento da flexibilidade: movimentos variados ajudam a alongar os músculos e prevenir lesões.
- Fortalecimento muscular: estilos diferentes trabalham diversos grupos musculares.
- Melhora do equilíbrio e coordenação: essencial para todas as idades, principalmente na terceira idade.
- Aumento da resistência física: a dança melhora o condicionamento cardiorrespiratório.
- Reabilitação de lesões: usada em fisioterapia, ajuda no fortalecimento e controle dos movimentos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar