plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ENTENDA OS MOTIVOS

Veja o risco de exagerar na medicação para desentupir o nariz

Fazer uso constante de congestionates nasais pode interferir na sua saúde. Veja o porquê.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Veja o risco de exagerar na medicação para desentupir o nariz camera Embora alivie os sintomas da congestão, essa medicação trata apenas o sintoma (nariz entupido), sem resolver a causa do problema. | FOTO: Istock

Quem possui problemas constantes com nariz entupido sabe a lida do dia a dia para aliviar o incômodo. Muita gente acaba exagerando nas medicações como forma de melhorar o sintoma e recorrem aos congestionantes nasais.

Apesar disso, o efeito desse tipo de remédio costuma durar pouco tempo, cerca de quatro horas, o que faz com que algumas pessoas reaplique o produto várias vezes ao dia, levando à dependência.

Embora alivie os sintomas da congestão, essa medicação trata apenas o sintoma (nariz entupido), sem resolver a causa do problema. Assim que o efeito passa, a congestão volta ainda com mais força e pode piorar progressivamente, levando a uma inflamação crônica.

Além da dependência, a superdosagem desses produtos pode causar palpitações, irritação na garganta, tosse, ardor e ressecamento com formação de crostas nas vias nasais. Mesmo sendo vendidos sem receita médica, o ideal é que seu uso seja indicado por um otorrinolaringologista e por tempo limitado.

Quem precisa evitar e os motivos

Apesar do alívio momentâneo e do bem-estar que proporcionam, os descongestionantes nasais não são inofensivos. Existem contraindicações constantes importantes, principalmente para quem tem hipertensão, glaucoma, doenças cardíacas, hiperparatireoidismo, aumento da próstata e gestantes. Nessas pessoas, os efeitos colaterais podem ser muito perigosos e até agravar condições pré-existentes.

Crianças e idosos também exigem cuidado. Embora possam usar a medicação em alguns casos, o uso excessivo pode provocar sonolência e sedação, além dos já mencionados efeitos colaterais.

Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp

Por isso, antes de pingar o remédio toda vez que o nariz "fecha", é fundamental entender o que está por trás do sintoma. A congestão nasal pode ser provocada por gripes, resfriados, sinusites, alergias, tempo seco. Muitas dessas causas se resolvem naturalmente, e o uso indiscriminado do medicamento só atrapalha o processo de recuperação.

O que fazer?

Existem outras alternativas eficazes e até mesmo mais seguras para lidar com o nariz entupido. Entre elas, a mais indicada é o soro fisiológico, que pode ser aplicado pelo menos duas vezes ao dia para manter as vias nasais limpas e hidratadas. Outra boa opção é umidificar o ambiente com umidificadores ou até deixar uma bacia com água no quarto, sobretudo em períodos de tempo seco.

Outra alterativa é inalar vapor, como eucalipto, fazer compressas mornas no rosto, tomar banhos quentes e beber água ou chá podem ajudar a fludificar o muco e aliviar a obstrução.

Dormir com a cabeça um pouco elevada e manter uma boa hidratação diária são estratégias boas, simples e eficazes que tendem a aliviar o desconforto sem riscos à saúde.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias