
Você provavelmente já ouviu falar que passamos um terço da vida dormindo. Isso significa, em média, cerca de oito horas por dia em contato direto com travesseiros que, com o tempo, acumulam suor, saliva, poeira, oleosidade e ácaros. Embora invisíveis a olho nu, esses agentes podem comprometer seriamente a saúde, provocando crises respiratórias e alergias. E, apesar da rotina corrida, a manutenção desse item fundamental para o sono deve estar na lista de prioridades.
A recomendação de especialistas é clara: travesseiros devem ser lavados a cada seis meses e substituídos por novos após dois anos de uso. Essa medida simples pode ajudar a prevenir quadros de rinite, asma e outras condições alérgicas, especialmente em ambientes mais úmidos.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Sífilis congênita: o que é, sintomas e como evitar a doença
- Xixi no banho pode provocar doenças? Entenda os riscos
- Formato das fezes pode indicar câncer como o de Preta Gil
Para quem tem travesseiros de plumas ou poliéster, a boa notícia é que esses modelos podem ser higienizados na máquina de lavar, desde que estejam intactos, sem rasgos ou furos. O processo inclui a retirada da fronha e da capa protetora, o uso de sabão líquido - que evita resíduos - e amaciante, com o ciclo de roupas delicadas selecionado.
Quer mais notícias de saúde? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
"Durante a etapa de enxágue, certifique-se de que não sobrou sabão. Se necessário, coloque para enxaguar novamente", orienta o passo a passo. Após a centrifugação, a peça deve secar completamente ao sol.
CUIDADOS REDOBRADOS
Já os travesseiros de espuma exigem cuidados redobrados. São mais sensíveis e não devem ser colocados na máquina. A alternativa é a lavagem manual, com imersão em uma mistura de limpeza, esfregando delicadamente com sabão em barra. Após o enxágue, o ideal é deixá-los ao sol até a secagem total.
No caso dos travesseiros de viscoelástico, mais conhecidos como os "travesseiros da NASA", a recomendação é ainda mais restrita: "não deve ser lavado à mão ou na máquina". O material viscoelástico pode se danificar facilmente, e a solução mais segura é levá-lo a uma lavanderia profissional, onde o tratamento é feito por especialistas.
COMO SE LIVRAR DA MANCHAS AMARELADAS
Além da lavagem regular, manchas amareladas, que são causadas principalmente por suor e oleosidade, podem ser amenizadas com uma solução caseira simples: 500 ml de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e 100 ml de vinagre branco. Basta borrifar a mistura nas áreas afetadas, deixar agir por 10 minutos e, depois, seguir com o processo de lavagem indicado para o tipo de travesseiro.
Para manter os travesseiros limpos por mais tempo, a dica final é investir em pequenas atitudes no dia a dia: troque a fronha toda semana e areje os travesseiros ao menos uma vez por mês, deixando-os expostos ao ar livre ou próximos a janelas bem ventiladas. Um bom descanso começa com um ambiente limpo - e isso inclui o que está debaixo da sua cabeça todas as noites.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar