plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TE CUIDA!

Vitaminas em excesso podem causar intoxicação grave; entenda

O uso excessivo de vitaminas pode causar hipervitaminose e sérios riscos à saúde. Entenda os perigos e a importância da orientação médica.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vitaminas em excesso podem causar intoxicação grave; entenda camera Segundo especialistas, a suplementação só deve ser feita com base em deficiência comprovada por exames. | Reprodução/ Freepik

O consumo descontrolado de vitaminas e suplementos, muitas vezes vistos como aliados da saúde, pode trazer sérios riscos quando feito sem orientação médica.

Em excesso, essas substâncias deixam de fortalecer o organismo e passam a causar a chamada hipervitaminose, uma “toxicidade silenciosa” que pode provocar danos graves.

Casos reais e preocupantes

Em uma reportagem do Fantástico, na Globo, o programa mostrou a história de alguns pacientes, entre elas, na Bahia, a empresária Perinalva Dias da Silva, que buscou um tratamento para cansaço e recebeu um “soro da imunidade”. Após as aplicações, passou mal, apresentou urina escura e perdeu os movimentos das pernas. O diagnóstico foi intoxicação por vitamina D, e ela ficou 28 dias em coma.

Outro caso foi o da aposentada Tecla Maria Sena Silva, que procurou ajuda para dores causadas por osteoporose. Recebeu, de um dentista, uma combinação de oito vitaminas em doses quatro vezes acima do recomendado. O resultado foi uma intoxicação severa que quase levou à hemodiálise e dois meses de internação em UTI.

Conteúdos relacionados:

Dados que preocupam

Desde o ano passado, a Anvisa registrou 240 notificações de problemas relacionados ao uso de suplementos vitamínicos, 28% foram efeitos graves. Além disso, mais de 62 mil anúncios irregulares foram retirados da internet. Atualmente, indústria de suplementos movimenta mais de R$ 4 bilhões por ano.

Médicos alertam: o excesso de vitaminas pode comprometer rins, fígado e até levar à morte. Segundo especialistas, a suplementação só deve ser feita com base em deficiência comprovada por exames.

Quer saber mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp

A melhor prevenção está no prato

Frutas, legumes, verduras, grãos e carnes já fornecem os nutrientes necessários. Como resume o nutrólogo Alfio Borghi Souza: “Quanto mais cor no prato, mais vitaminas ele tem. Suplementação sem orientação médica coloca a saúde em risco.”

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias