
O uso de medicamentos controlados exige atenção redobrada tanto por parte dos pacientes quanto das farmacêuticas. Problemas na eficácia ou interrupções na fabricação podem comprometer tratamentos essenciais, especialmente no caso de remédios de uso contínuo, como o clonazepam, conhecido comercialmente como Rivotril. Recentemente, uma situação desse tipo levou a um alerta nacional.
O laboratório Teuto anunciou o recolhimento voluntário de um lote do genérico do Rivotril, o clonazepam 2,5 mg/ml (solução oral de 20 ml), identificado pelo lote nº 3591454. Segundo comunicado enviado ao Portal iG, a medida foi adotada após a constatação de comprometimento da eficácia terapêutica, o que significa que o medicamento pode não estar produzindo o efeito esperado em alguns pacientes.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Contaminação por metanol: como saber se sua bebida foi alterada
- Entidades alertam para perda de visão após bebidas intoxicadas
A farmacêutica informou que o recolhimento começou na terça-feira (30) e que o processo está sendo conduzido de forma preventiva, com notificações às autoridades de Vigilância Sanitária e à rede de distribuição, seguindo as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O Teuto recomenda que os consumidores interrompam imediatamente o uso do lote afetado e procurem o local de compra para realizar a substituição do produto. Em caso de dúvidas, a empresa oferece atendimento pelo SAC 0800 6218 001 ou pelo e-mail sac@teuto.com.br, de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, e às sextas, das 9h às 16h.
Além do recolhimento, há também escassez de algumas versões do Rivotril nas farmácias brasileiras. As apresentações em gotas (2,5 mg/mL) e comprimido sublingual (0,25 mg) estão temporariamente fora de estoque. De acordo com a Blanver, responsável pelo registro do medicamento no Brasil, o abastecimento deve ser normalizado em 2025 (gotas) e no primeiro semestre de 2026 (sublingual), devido a ajustes no local de fabricação.
Quer mais notícias de saúde? acesse o nosso canal no WhatsApp
A Anvisa confirmou que foi notificada sobre a descontinuação temporária dessas apresentações e ressaltou que interrupções na produção podem ocorrer por diversos motivos, como falta de insumos, mudanças estruturais nas fábricas, políticas públicas de compra e questões econômicas. Enquanto isso, a versão Rivotril 2 mg com 30 comprimidos segue disponível no mercado, e a recomendação é que os pacientes consultem seus médicos para avaliar possíveis alternativas de tratamento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar