Para muitos, o dia só começa depois da primeira xícara de café. Mas especialistas alertam que tomar café logo ao acordar pode não ser a melhor ideia e isso não tem relação com aquela vontade de ir ao banheiro que alguns sentem após a bebida.
De acordo com Steven Miller, pós-doutorando em ciências da saúde da Universidade de Bethesda (EUA), o corpo já possui um mecanismo natural de geração de energia ao longo do dia, regulado pelo ciclo circadiano, um ritmo hormonal de 24 horas que orienta o sono e a vigília.
"A secreção de cortisol, um hormônio que nos mantém alertas, é maior pela manhã, garantindo energia suficiente para todas as células do corpo que 'acabaram de acordar", explica Miller. O pico desse hormônio ocorre normalmente entre 8h e 9h. Por isso, consumir cafeína nesse horário não aumenta a disposição e pode até reduzir os efeitos da bebida, tornando necessário ingerir mais xícaras ao longo do dia para sentir estímulo.
Conteúdos relacionados:
- Anvisa proíbe pó de café popular e alerta consumidor
- Automedicação: um hábito que pode trazer sérios riscos à saúde
- Você faz e não sabia: 5 hábitos que colocam sua saúde em risco
Além disso, a cafeína atua como estimulante do sistema nervoso central. Segundo especialistas, pessoas sensíveis podem ter estímulos elevados mesmo com dosagens baixas de cafeína, resultando em excitação do sistema nervoso e da glândula pituitária (hipófise), que estimulará a suprarrenal, acarretando produção aumentada de cortisol, além de taquicardia e problemas estomacais se consumido em excesso.
O excesso de cortisol também está relacionado ao estresse. Ainda de acordo com especialistas, uma maior tolerância à cafeína pode levar a níveis elevados desse hormônio, perturbando o ciclo circadiano e afetando a saúde de forma geral.
Quando é melhor tomar café?
Segundo os especialistas, o ideal é beber café em horários em que os níveis de cortisol caem naturalmente. Para a maioria das pessoas, os picos de cortisol ocorrem entre 8h e 9h, 12h e 13h e 17h30 e 18h30. Portanto, os períodos mais indicados para consumir a bebida seriam das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, momentos em que o corpo realmente precisa de um estímulo extra.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Contudo, é importante lembrar que esses horários são estimativas e podem variar de acordo com hábitos alimentares, estilo de vida e exposição solar. Quem inverte o ciclo de sono, por exemplo, corre mais risco de sofrer alterações orgânicas relacionadas ao consumo precoce de café.
Também é recomendado evitar café em jejum, especialmente para pessoas com estômago sensível, e não ingerir a bebida após as 18h30, para não comprometer a qualidade do sono. "O que você menos precisa é estímulo na hora de dormir", reforçam os especialistas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar