Com o avanço do período chuvoso no Pará e o aumento da circulação de vírus respiratórios, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) voltou a reforçar o alerta para a prevenção da gripe e outras doenças respiratórias, que tendem a se intensificar nesta época do ano.
A orientação é que crianças, gestantes e idosos, considerados os públicos mais vulneráveis, procurem os postos de saúde para receber a vacina contra a Influenza até o dia 28 de fevereiro, data de encerramento da campanha iniciada em novembro. A cobertura vacinal ainda é baixa, com apenas 26,74%, o que eleva o risco de complicações, internações e óbitos.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Vai chover? Veja a previsão do tempo para Belém e outras regiões
- Bairros de Ananindeua ficam alagados após forte chuva deste sábado (7)
- Baixa cobertura vacinal preocupa autoridades de saúde em Belém
A gripe é uma infecção viral que atinge pulmões, nariz e garganta e pode provocar sintomas como febre, dores musculares, tosse, congestão e fadiga, podendo evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Em 2025, o Pará registrou 407 casos de SRAG por Influenza, sendo 156 em crianças de até 5 anos e 124 em idosos com 60 anos ou mais.
“É importante que as famílias façam a sua parte e levem suas crianças, idosos e gestantes para receber essa dose de proteção”, alertou a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde. A vacina atualizada protege contra três cepas: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no último dia 5 de fevereiro, a Sespa apresentou os dados atualizados da campanha e reforçou o apelo para que os municípios ampliem as ações de vacinação.
Até o momento, 737.715 pessoas foram imunizadas, sendo 469.685 dos grupos prioritários. Entre eles, 235.982 idosos (24,54% de cobertura), 200.017 crianças (28,34%) e 45.090 gestantes (50,71%). A meta estadual é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em mais de 1,7 milhão de pessoas.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A coordenadora destacou ainda a importância de estratégias de microplanejamento e parcerias com a sociedade civil para alcançar quem não procura espontaneamente os postos. Na ida às unidades de saúde, pais e responsáveis também devem verificar a caderneta das crianças para manter o calendário vacinal em dia.
Como forma de incentivo, os cinco primeiros municípios que atingirem a meta nos três grupos prioritários receberão uma fantasia do personagem Zé Gotinha para campanhas de mobilização.
Entre os municípios com melhores índices de vacinação em idosos estão Primavera, Santa Luzia do Pará, Quatipuru, Faro e São João de Pirabas. Já entre as crianças, destacam-se Bonito, Primavera, Santarém Novo, Magalhães Barata e Benevides. Na vacinação de gestantes, os maiores percentuais foram registrados em Nova Timboteua, Brejo Grande do Araguaia, Peixe-Boi, Colares e Primavera.
Além dos grupos prioritários, a campanha contempla profissionais da saúde, professores, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, entre outros públicos especiais.
A Sespa também reforça medidas preventivas, como higienizar as mãos, manter ambientes ventilados, evitar aglomerações e usar máscara em caso de sintomas gripais ou pertencimento a grupos de risco, além de manter hidratação e alimentação saudável.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar