As transações digitais mudaram as nossas vidas. É praticamente correto dizer que não somente interferiu no relacionamento do banco com o indivíduo e descentralizado esse serviço, expandindo o mercado, como facilitou as operações com o dinheiro, das mais simples às mais complexas.

LEIA TAMBÉM: Deepfakes, criptomoeda e carteiras digitais: as oportunidades do cibercrime

E nesse mar de novidades tecnológicas estão também as criptomoedas, exigindo do mundo uma forma diferente de lidar com o próprio dinheiro, que agora é digital. Talvez por esse motivo não seja surpresa pensar que, mais cedo ou mais tarde, o dinheiro digital se torne realidade na rotina de todos.

Essa é a proposta de um Projeto de Lei (PL), apresentado na última sexta-feira (5), e que está tramitando na Câmara dos Deputados. De autoria do deputado federal do Paraná, Luizão Goulart (Republicanos), o projeto 3.908, de 2021, permitiria aos trabalhadores brasileiros optarem por receber parte de seus salários em criptomoedas. A regra seria válida tanto para funcionários públicos quanto para o setor privado.

E MAIS: Entenda como esquema de pirâmide promete ganhos com bitcoin

Vale lembrar que em setembro desse ano o Banco Central anunciou, em setembro desse ano, que pretende lançar uma criptomoeda nacional até 2024: o Real Digital, com a proposta inicial diferente de um bitcoin, por algumas razões, a exemplo da emissão que seria exclusivamente feita pelo BC.

Projeto quer beneficiar tanto funcionários públicos quanto para o setor privado Foto: Pexels/Tima Miroshnichenko

MAIS ACESSADAS