plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO!

Veja 10 dicas para fazer durar mais a bateria do seu celular

Pesquisadores ainda buscam descobrir formas de fazer os smartphones terem mais eficiência energética. No entanto, enquanto isso não acontece, separamos 10 dicas simples para retardar o 'envelhecimento' das baterias do seu eletrônico.

Imagem ilustrativa da notícia Veja 10 dicas para fazer durar mais a bateria do seu celular camera Apesar do tempo de duração da bateria ter melhorado com o tempo, ainda hoje o aparelho celular costuma nos decepcionar, principalmente os mais antigos. | (Thinkstock/Reprodução)

Quem nunca passou raiva com o celular sem bateria que atire a primeira pedra. Apesar do tempo de duração da bateria ter melhorado com o tempo, ainda hoje o aparelho celular costuma nos decepcionar, principalmente os mais antigos.

A bateria de lítio, por exemplo, usada nos eletrônicos foi um grande avanço na indústria, mas ela tem limitações. Pesquisadores ainda buscam descobrir formas de fazer os smartphones terem mais eficiência energética.

No entanto, enquanto isso não acontece, separamos 10 dicas simples para retardar o 'envelhecimento' das baterias do seu eletrônico.

Vazar mensagens e áudios do WhatsApp é crime? Descubra aqui!

A primeira estratégia é muito importante e pode evitar perda de autonomia da sua bateria. Por isso, siga algumas dicas práticas.

1. Utilize carregadores originais

É essencial usar apenas o carregador original de fábrica, feito sob medida para cada aparelho. Evite usar carregadores de outros dispositivos, ainda que adaptáveis.

2. Não use carregadores de tablets nos smartphones

Os carregadores de tablets geralmente fornecem corrente de 2 amperes, enquanto a corrente dos carregadores dos smartphones gira em torno de 1,8 ampere. Apesar de acelerar o processo de carga, [a corrente de 2 amperes] pode danificar a bateria do celular.

3. Nunca deixe a bateria descarregar totalmente

Não espere a bateria zerar para então carregá-la. Dependendo do modelo, os fabricantes recomendam que o telefone não chegue a níveis de bateria baixos. Alguns aparelhos, inclusive, desligam sozinhos antes de o nível chegar à reserva, justamente para preservar a bateria. A recomendação é que a recarga seja feita quando chegar a 20% da capacidade.

4. Mantenha sempre à mão um carregador portátil

Para evitar que a bateria do aparelho descarregue totalmente, mantenha sempre em mãos carregadores portáteis. Cabos USB e os carregadores de carros também ajudam a bateria de quem costuma usar com frequência o GPS do smartphone.

5. Desative notificações automáticas

Desativar todas as notificações automáticas economiza energia, pois não há a varredura por novas notificações e a tela do aparelho não acenderá

6. Fuja das animações

É muito comum os celulares terem um fundo de tela animado. Esse tipo de função mantém o smartphone mais ativo e, consequentemente, consome mais bateria

7. Diminua o brilho da tela

O modo escuro é uma alternativa desenvolvida para diversos softwares que visa reduzir o brilho da tela tanto do PC quanto do smartphone. Mas, quanto mais brilho, mais gasto de bateria. Sempre que possível, opte pelo brilho automático, que faz o ajuste de acordo com as reais necessidades. Caso o dispositivo não disponha dessa opção, procure usar sempre menos luz

8. Cuidado com a ativação do wi-fi, Bluetooth e GPS

Desative as funções de wi-fi, Bluetooth e GPS quando não estiver usando. Aplicativos que usam GPS são os que mais consomem bateria, por isso vale encerrá-los logo após o uso. E, se estiver com pouca bateria, desabilite as conexões de dados

9. Recorra ao modo avião em locais sem sinal

Celulares consomem muita bateria ao buscar cobertura. Em um local sem sinal, reduza o consumo com a opção "modo avião" ou "offline" (você continua usando o celular, mas não poderá fazer ligações)

10. Evite lugares quentes

Evite lugares muito quentes ou frios: o calor é um vilão para as baterias, fazendo com que descarreguem rapidamente, e o frio tende a danificar o componente. Ou seja, não é para ficar se bronzeando com o celular na mão

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias