Problemas na hora recarregar o celular podem ocorrer de uma hora para outra. As causas variam , mas, em geral, é possível resolver os impasses de maneira simples e prática, sem a necessidade de buscar a assistência técnica.
Confira, a seguir, algumas dicas para diagnosticar e solucionar este problema. Vale lembrar que as orientações a seguir são recomendadas apenas para uma análise inicial, e que, em caso de dúvidas ou defeitos, deve-se sempre buscar a assistência técnica oferecida pelas fabricantes.
1. Teste tomada, cabo e carregador
A primeira medida é alternar combinações de carregadores, cabos e tomadas para verificar se tudo está funcionando corretamente. Nesse caso, opte sempre por produtos originais ou certificados pelas fabricantes, a fim de evitar acidentes e danos no celular.
2. Verifique se o conector de energia está limpo
Observe se os conectores de energia do dispositivo e cabo de recarga estão limpos. A ideia é verificar se há sujeira obstruindo os contatos elétricos, o que impede a transmissão de energia ao celular.
Se encontrar sujeira sobre os contatos, você pode tentar removê-la, mas lembre-se de ter cuidado para não danificar os contatos e demais partes do smartphone.
3. Tente reiniciar o telefone e carregar desligado
Outra recomendação é reiniciar o celular para tentar novamente a recarga, algo que, em tese, tende a eliminar algum problema de software. Se isso não funcionar, você pode então considerar desligar o aparelho para tentar novamente.
Algumas marcas também sugerem reinicializar o smartphone para condições de fábrica. Caso este procedimento seja necessário, realize um backup dos seus dados antes de restaura-lo, pois todos são apagados durante o processo.
4. Observe a temperatura
Alguns celulares contam com mecanismos de defesa contra altas temperaturas. Mas, se a bateria começa a esquentar muito durante a recarga, o telefone bloqueia a alimentação para prevenir acidentes, como incêndios e explosões.
Caso isso esteja acontecendo com o seu celular, espere-o esfriar. Também vale a pena verificar se o superaquecimento é causado por algum acessório com defeito.
5. Deixe o aparelho em recarga por um período longo
Caso a bateria tenha caído a 0% e o celular esteja sem uso por muito tempo, pode ser necessário deixar o celular em recarga por um longo período de tempo até que a bateria dê sinais de vida.
6. Nada funcionou?
Se nenhuma das dicas deu resultado, pode ser o caso de recorrer a uma assistência técnica especializada, capaz de isolar os problemas e identificá-los. Se possível, dê preferência a unidades de atendimento oficiais das fabricantes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar