As atuais TV podem ter menor tempo de duração, em média, em relação aos mais antigos. Os aparelhos eletrônicos têm uma vida útil, que costuma variar entre cinco a dez anos de uso.
No entanto, entender alguns sinais que sua TV apresenta antes de pifar, pode aumentar o tempo de durabilidade do seu televisor. Vamos entender melhor com algumas dicas abaixo.
Quando devo acender o alerta?
Você sabia que alguns sinais, como manchas na tela, imagem "rolando" e mudanças na cor podem ser um aceno de que sua televisão está querendo dar problema? Isso mesmo, isso vale tanto para as TVs mais modernas, de LCD, quanto para as mais antigas, de tubo.
Leia mais:
De legendas a enquetes: veja as novas mudanças do Whatsapp
Veja quais profissões estão em alta e quais podem acabar
João Carlos Fernandes, professor de engenharia de computação do Instituto Mauá de Tecnologia, explica. "Quanto mais oscilações na rede elétrica da TV, maior a probabilidade de dar algum problema e pifar. Isso vale para qualquer aparelho eletrônico", explica
É por isso que os especialistas recomendam sempre desligar tudo da tomada durante as chuvas, por exemplo
Bolinha branca, o que pode ser?
Elas são bem pequenas e brilhosas, as bolinhas brancas surgem por problemas mecânicos e são mais comuns em TVs de LED. Há uma falha na iluminação usada na parte de trás do monitor da TV que ajuda a formar a imagem da parte externa, diz o professor Eduardo Pouzada, engenheiro eletricista e de eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia
Por algum surto na rede elétrica, a fonte pode não aguentar as variações de energia e fazer com que um ou mais LEDs da tela queimem. E aí fica aquela mancha estranha na tela, formando as bolinhas brancas.
Com a chegada do LED, esse problema se tornou menos comum, porque a iluminação é mais consciente
Liga e desliga
Se sua TV desligou do nada em um belo dia, também é bom acender um alerta. Afinal, isso começa aos poucos e, um dia, a tela pode queimar de vez. Às vezes, o som ainda está presente, mas a imagem some. Geralmente, isso está relacionado a falhas na rede elétrica que afetam a fonte de alimentação interna.
Quando a imagem fica sombreada e desfocada costuma ser um problema relacionado à placa de LED. A tela, com o passar do tempo, vai ficando cada vez mais fraca até queimar
Como fazer com que sua TV dure mais?
Mesmo sabendo que as televisões não são feitas para durar para sempre, existem alguns cuidados básicos que aumentam o tempo de duração do seu aparelho, é o explica o professor do departamento de engenharia elétrica da FEI Marcelo Parada:
Siga o manual do fabricante.
Sim, ler o manual pode ser crucial para o bom funcionando da sua televisão.
Fique atento à distância mínima da parede e outros objetos da sua TV. Isso porque a televisão precisa de espaço para "respirar". A informação está no manual.
Cuidado quando transportar seu aparelho. Se for mudar de quarto, levar na casa do amigo ou em qualquer outra situação, embale sua TV para evitar batidas na tela --cada vez mais sensíveis.
Evite passar produtos de limpeza na tela. O álcool, por exemplo, pode deixar marcas. O ideal é sempre usar uma flanela seca para tirar o pó.
Não deixe sua TV tomar sol. O calor pode esquentar e danificar componentes internos da televisão. Além disso, o contato direto com a luz do sol na tela pode queimá-la
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar