O celular está muito presente no dia a dia, fazendo parte da nossa rotina mesmo em situações íntimas, como durante o uso do banheiro. Muitas pessoas não conseguem se desconectar do aparelho ou preferem aproveitar esse momento solitário para realizar outras atividades, como ler e-mails, verificar as redes sociais ou responder a mensagens no WhatsApp. Apesar de ajudar, o hábito não é nada saudável, é o que indica uma pesquisa publicado na revista MetroUK.
1. Germes e bactérias podem ficar no celular
O banheiro é um dos lugares em que mais germes e bactérias se alojam e elas podem passar para o celular caso ele esteja sendo usado nesse ambiente. Todo aparelho possui pequenas frestas (abertura para o carregador, microfone, fones de ouvido) que permitem o alojamento os corpos estranhos como: E.coli, que pode causar diarreia, e a actinobactéria, que pode causar problemas como difteria e tuberculose, entre outras mais raras.
A contaminação ocorre quando a descarga é acionada com a tampa do vaso aberta ou até mesmo quando a pessoa usa o papel higiênico para se limpar, e retoma o uso do smartphone antes de lavar as mãos.
2. Uso prolongado do aparelho pode causar hemorroidas
Quem leva o celular para o banheiro também pode ter outros problemas, além dos germes. Geralmente, o uso do aparelho envolve acesso às redes sociais, com vários minutos a mais sentado no vaso assistindo a vídeos no TikTok ou Instagram.
Ao sentar com o celular para usa-lo, as pessoas acabam fazendo mais força para evacuar do que seria necessário. O resultado, são as veias do reto ainda mais dilatadas, o que pode favorecer o surgimento das hemorroidas.
3. Problemas ao funcionamento do intestino
Outro problema que pode acontecer é uma alteração no funcionamento do intestino. Quando a pessoa senta no vaso para defecar, o intestino faz um movimento chamado peristaltismo, que nada mais são do que contrações contínuas que ajudam a levar as fezes do intestino até o reto.
Ao ficar sentado durante muito tempo distraído com o celular, isto pode acabar confundindo o cérebro. Ou seja, faz com que ele demore mais a reconhecer os indícios de que, ao sentar no vaso, algo precisa acontecer e, consequentemente, deixa a pessoa com prisão de ventre.
4. Nem pense em carregar o celular
Se usar o celular ao sentar no vaso é prejudicial, carregá-lo no banheiro pode gerar um problema ainda maior. Como o ambiente é úmido, há um risco muito grande de choques ou até um curto-circuito caso o fio ou o adaptador tenha contato com água. Vale ressaltar que é importante também não manusear o celular com as mãos molhadas quando ele estiver conectado a uma rede de energia.
5. Umidade pode comprometer uso do aparelho
Os celulares que apresentem rachaduras devem ficar longe do banheiro. Não apenas porque por ser também uma porta de entrada para bactérias, mas também porque a umidade do ambiente pode ultrapassar a barreira do display e acumular por trás da tela. O acúmulo de água em áreas que deveriam estar protegidas podem comprometer o funcionamento do telefone.
6. Pode causar intoxicação alimentar
Ao assistir a vídeos nas redes sociais ou ficar jogando enquanto faz as suas necessidades fisiológicas, o usuário acaba fazendo as bactérias circularem pelo espaço e grudarem no aparelho. Se a pessoa não lava as mãos após o ato e vá, logo em seguida, comer alguma coisa, é importante saber que com ela vão também os germes e bactérias, e isto pode gerar uma intoxicação.
7. Aumenta a ansiedade
Além dos problemas relacionados à saúde, há também problemas de saúde mental que podem ser agravados com o uso do celular no banheiro. Com o aparelho ao lado, isso pode gerar nas pessoas uma fobia chamada de nomofobia, que nada mais é do que o medo de ficar sem o smartphone.
8. Acidentes acontecem
Por fim, além dos problemas enumerados acima, ainda há a possibilidade de o aparelho cair no chão enquanto o usuário não está em uma posição muito favorável para tentar alcançá-lo ou pior, cair no vaso sanitário sujo. Se a última opção acontecer, para voltar a usar o dispositivo sem riscos à saúde, será preciso fazer uma limpeza com álcool isopropílico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar