O mundo digital trouxe agilidade e facilidade para a rotina de todos, mas com o acesso a diversos conteúdos na internet surgiram algumas preocupações. Isso porque alguns usuários temem que informações sobre seus dados caiam na rede, gerando um perigo para a privacidade e segurança dos adeptos dos meios digitais.
Pensando em garantir a segurança dos usuários, a Serasa desenvolveu um recurso que possibilita aos brasileiros confirmar se ocorreu algum vazamento de seus dados em determinados momentos.
Vazamento de dados
O vazamento de dados na internet pode causar vários transtornos e efeitos na vida da pessoas que teve suas informações expostas. Esse vazamento ocorrer de diversas maneiras, sendo por ataques cibernéticos de forma sofisticada por hackers ou até violação de privacidade por instituições ou empresas.
Bolsa Família pagará valor extra de R$ 50 neste mês
É por isso que a Serasa criou uma ferramenta fundamental para identificação e filtro do vazamento na conhecida Dark Web. Assim, a consulta em questão é uma medida que previne e é proativa para identificação de supostos vazamentos, possibilitando agilidade e rapidez na redução dos danos. A ferramenta é totalmente gratuita, bastando acessar o link a seguir e clicarem Consulte agora gratuitamente no endereço eletrônico aqui.
Após acessar o link, é necessário inserir a senha e depois de fazer o login na plataforma, haverá a exibição de uma lista de dados pessoais que sofreram exposição. Nesta lista é possível encontrar nome, telefone, endereço de e-mail e, em certos casos, até senhas de pessoas que tiveram seus dados vazados.
Na ferramenta da Serasa, ainda é possível ver informações a respeito do período de vazamento destes dados na internet. Esse serviço ajuda os usuários a identificarem se houve incidentes de segurança recentemente e, de certa maneira, consigam tomar as medidas necessárias para resolver o problema.
Além de mostrar os dados que foram vazados e identificar em que período isso aconteceu, a instituição também avalia os possíveis riscos ligados aos CPF, e-mails e celulares desse usuário. Isso só pé possível graças ao filtro feito por uma busca na Dark Web. Entenda a seguir o que configura esse nome.
Dark Web
A Dark Web trata-se de uma seção da internet que não consegue ser encontrada através de mecanismos convencionais de pesquisa, onde ocorrem diversas atividades irregulares e podem ser encontrados dados confidenciais. É por esse ambiente que os hackers e criminosos digitais agem vendendo dados roubados, como números de cartão, dados de banco e, inclusive, a identidades da vítima.
Com esses dados, os cibercriminosos conseguem fingir ser tal indivíduo. Portanto, essas informações podem ter um uso para fins ilegais, como nos casos de clonagens de cartões, tomada de empréstimos e aplicação de golpes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar