Alguns departamentos de polícia dos EUA estão recomendando que pais desativem o recurso “NameDrop”, disponível em aparelhos na última atualização do iOS, o sistema operacional do iPhone.
O motivo, alertam as autoridades, está na possível vulnerabilidade que determinados grupos de usuários podem sofrer ao compartilhar informações específicas com terceiros.
Conteúdos relacionados:
- Projeto prevê combustíveis com menores emissões de poluentes
- Alunos recebem oficinas de tecnologia e inovação; veja!
O recurso “NameDrop” possibilita compartilhar uma espécie de “cartão de visitas” personalizado com telefone e e-mail entre dispositivos da Apple que receberam a atualização iOS 17.
O compartilhamento funciona apenas com a proximidade dos aparelhos. Ou seja, o recurso é desativado automaticamente quando se afasta da área de recebimento. Além disso, para compartilhar essas informações é preciso que o usuário aceite previamente o envio.
Quer mais notícias de tecnologia? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O recurso “NameDrop” é ativado por padrão desde que chegou na atualização em setembro desse ano. É possível incluir fotos customizáveis e diferentes cores aos contatos. Para compartilhá-lo, basta que os telefones que possuem o recurso estejam próximos. Em seguida, a pessoa escolhe compartilhar o contato ou apenas receber. Ao se afastar, a operação é cancelada.
O alerta da polícia
O alerta das autoridades policiais dos EUA tem chamado a atenção de internautas. Uma publicação recente feita pelo perfil da polícia de Mount Pleasant, no estado de Wisconsin, nos EUA, afirma que desativar o “NameDrop” pode ser uma forma de manter a segurança de idosos, crianças ou indivíduos vulneráveis, já que podem ser “facilmente confundidos”.
A revista “Wired”, por outro lado, argumenta que não é preciso pânico, pois os usuários têm total controle sobre com quem podem compartilhar informações.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar