plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SERÁ QUE FUNCIONA?

Vale a pena comprar ar-condicionado portátil? Descubra aqui!

Procura por aparelhos de ar-condicionado portáteis está em alta e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a eficácia do eletrodoméstico. Veja se vale a pena comprar, como e se funciona, vantagens e desvantagens e se pode ligar no 110V ou no 220V.

Imagem ilustrativa da notícia Vale a pena comprar ar-condicionado portátil? Descubra aqui! camera Modelos de ar-condicionado portátil tem características únicas em relação aos aparelhos split; veja! | Reprodução

Com o calor que muitas cidades sofreram nos últimos meses em decorrência dos fenômenos climáticos provocados pelo El Niño, os brasileiros tentaram encontrar meios de mitigar os efeitos das altas temperaturas.

Deste modo, muita gente utilizou os buscadores na internet para pesquisar sobre aparelhos de ar-condicionado, mas a "burocracia" para a instalação deste eletrodoméstico acabou fazendo alguns desistirem da ideia.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Por isso, a procura por ar-condicionado portátil cresceu e ele virou um dos itens de casa mais buscados no Google. Entre as principais dúvidas dos internautas, estão as que perguntam sobre as vantagens e desvantagens, como e se funciona e se vale a pena comprar, assim como questões relacionadas à voltagem do equipamento (110V ou 220V).

Por esta razão, veja a seguir algumas das respostas às perguntas mais frequentes sobre o ar-condicionado portátil para saber se vale a pena ou não comprar este eletrodoméstico.

COMO FUNCIONA UM AR-CONDICIONADO PORTÁTIL?

O ar-condicionado portátil funciona, basicamente, da mesma maneira que um modelo fixo. A diferença é um aparelho de peça única, com um condensador e um evaporador na mesma unidade. Ele capta o ar quente do ambiente, resfria, e devolve para reduzir a temperatura do local. E sua instalação é mais simples, e é possível até trocá-lo de ambiente.

Quer mais notícias de tecnologia? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Para soltar o ar quente do lado de fora, o ar-condicionado portátil possui um tubo flexível. Você pode colocá-lo em uma porta ou uma janela, usando uma régua de vedação para fechar e evitar que o ar quente de fora atrapalhe o resfriamento.

Assim como todo ar-condicionado, os portáteis também acumulam água por conta do condensador. Para isso, os modelos mais novos possuem um reservatório interno, que deve ser esvaziado de vez em quando. Modelos mais antigos possuem um segundo reservatório de água, que é necessário para seu funcionamento.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO AR-CONDICIONADO PORTÁTIL?

O ar-condicionado portátil possui várias vantagens e várias desvantagens em relação aos modelos split, que são os mais comuns de se encontrar no mercado e nas casas atualmente. Além da maior facilidade de instalação e possibilidade até mesmo de trocar de ambiente, tem o preço final, em geral, mais em conta. Mas vale ressaltar que o ar-condicionado portátil é menos eficiente que o aparelho fixo.

Vantagens

  • 1 - Maior facilidade de instalar: não há necessidade de quebrar parede ou fazer adaptações na casa.
  • 2 - Modo de usar: basta ligar o aparelho na tomada, levar o tubo flexível até a janela e fechar a fresta com as placas de vedação que acompanham o produto na caixa.
  • 3 - Mobilidade: pode ser levado para outros ambientes da casa ou para outra casa.
  • 4 - Preço: em geral, o custo de compra de um ar-condicionado portátil é menor que de um modelo split. Também deve-se considerar que o custo final também é menor, já que o aparelho portátil não requer adaptações estruturais na casa e nem custos de instalação.

Desvantagens

  • 1 - Menor eficiência: é necessário mais tempo para resfriar o ambiente, comparando modelos com a mesma potência, mas fixos.
  • 2 - Maior consumo: a baixa eficiência reflete também no consumo de energia do ar-condicionado portátil, que é maior.
  • 3 - Barulho: como o condensador fica na parte de dentro da casa, o ar-condicionado portátil faz mais ruído que um split. Além disso, ele precisa ficar mais próximo para que a pessoa possa sentir o efeito, o que piora a questão do barulho.
  • 4 - Nem tão portátil assim: não é possível instalar o ar-condicionado portátil em qualquer lugar do ambiente. Ele precisa ficar próximo de uma janela por conta do tubo extensor para eliminar o ar quente do ambiente em que foi colocado.

VALE A PENA COMPRAR UM AR-CONDICIONADO PORTÁTIL?

Sim, desde que você entenda como ele funciona e realmente não possa instalar um ar-condicionado fixo. A grande vantagem dos modelos considerados portáteis é a facilidade de instalação, que dispensa obras em sua casa. Ou seja, se você mora de aluguel, por exemplo, pode levar consigo quando se mudar.

Porém, é bom ter em mente que eles são menos eficientes que os modelos fixos. Em outras palavras, gastam mais energia para resfriar uma área menor. Ainda são muito melhores que um ventilador ou um climatizador em termos de reduzir temperaturas do local, é claro. Mas, se você puder instalar um ar-condicionado fixo, é mais indicado.

PODE LIGAR O AR-CONDICIONADO PORTÁTIL EM 110V?

Uma das grandes adaptações que os aparelhos fixos de ar-condicionado requerem é a instalação de uma rede bifásica na residência onde as splits serão colocadas. Como funcionam em regime de alimentação de 220 volts, em geral essa é uma das principais razões pelas quais muita gente desiste de colocar o eletrodoméstico em casa.

Já o ar-condicionado portátil, na maioria dos modelos e marcas, é um aparelho bivolt. Ou seja, que pode ser ligado tanto em redes 110V e 220V. Mas essas informações devem ser conferidas antes de adquirir o produto para evitar que o mesmo queime caso não seja conectado na voltagem correta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias