plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PARCERIA

Portal DOL participa do primeiro Google Search Central Live, no Recife

Jornalista Ronald Sales, Editor Executivo do DOL, foi convidado para o Search Central Live. Evento do Google no Recife reuniu especialistas para discutir tendências tecnológicas e o futuro das buscas online.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Portal DOL participa do primeiro Google Search Central Live, no Recife camera O evento discutiu questões fundamentais sobre o funcionamento das buscas no Google, além de analisar o impacto crescente da inteligência artificial nos resultados de pesquisa. | Ronald Sales

Recife foi palco de um evento que visa atualizar os parceiros do Google sobre tendências tecnológicas da plataforma e manter o padrão de relevância do Google no ambiente on-line. O Search Central Live aconteceu nesta quinta-feira (20) no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife Antigo. O DOL participa de projetos do Google desde o início de 2021 e o jornalista Ronald Sales, Editor Executivo do portal, foi convidado pela empresa multinacional para participar do evento.

Daniel Waisberg, um dos coordenadores do evento, afirmou que é o primeiro evento do Google nessa modalidade no Nordeste brasileiro. "A gente tem um foco muito grande no Brasil. O Brasil é um mercado muito importante. Um mercado muito grande no geral. Então, a gente já tem feito esse evento várias vezes no Brasil. A gente já fez em Brasília, em Belo Horizonte. E o Nordeste é uma região grande, uma região em desenvolvimento, que tem uma importância muito grande no Brasil. Não sei se a gente vai fazer de novo. Não vou prometer. Mas, com certeza, o Nordeste é muito importante para o Google Brasil e o Google Brasil é muito importante para o Google mundial. Estamos muito felizes de estar aqui", afirmou o coordenador.

CONTEÚDO RELACIONADO

A primeira apresentação ficou por conta da especialista Cherry Prommawin, que é do Google de Singapura. Ela ilustrou bem sua fala sobre a evolução da quantidade de sites que o Google exibe afirmando que, para cada resultado do termo "pão de queijo" em 2000, há milhares em 2025.

"Realizamos mudanças para que ainda sejamos relevantes. As mudanças são rápidas. Falo uma coisa agora e no final dessa apresentação pode já existir uma grande mudança [tecnológica]", afirmou, mostrando na tela que os quatro pilares de qualidade no mundo on-line são: esforço, originalidade, talento e precisão.

Quanto à inteligência artificial, Prommawin disse que o Google tem um aprendizado de máquina há 20 anos. "Antigamente, as respostas das pesquisas no Google eram mais generalizadas, hoje são mais específicas", afirmou.

O segundo palestrante foi o gerente de engenharia de pesquisa do Google, Hillel Maoz. Ele falou sobre o Search Console, ferramenta que ajuda a monitorar e melhorar o desempenho de um site em resultados de pesquisa.

Ele trabalha no Google há 12 anos, sendo 6 anos no Google Analytics e os últimos 6 anos no Search Console. "O Search Console é sobre o que aconteceu antes do usuário ir ao site, o que aconteceu na busca. O Analytics é sobre o que vem depois, quando o usuário está no site", afirmou.

Hillel focou maior parte de sua apresentação na visão de 24 horas do Search Console, que possibilita que o usuário trabalhe com os dados do dia que passou.

Google Trends e o jornalismo no Google

O engenheiro de software Omri Weisman palestrou sobre o Google Trends, ferramenta usada para observar quais são as tendências de busca por localização geográfica e tempo.

"O Google Trends é uma janela que podemos ver o comportamento humano. Alguns países usam o Google Trends como fonte de dados para pesquisas importantes", disse Omri.

Ele também afirma que o Google Trends é uma mina de ouro de informação para qualquer profissional do jornalismo.

Por falar em jornalismo, este foi o principal tema da última palestrante: Fabiana Zanni, chefe de ecossistemas e associações de notícias do Google.

Zanni falou sobre a relação do Google com a imprensa. Segundo ela, o tradicional Google Notícias, por exemplo, teve o desenvolvimento impulsionado pelo atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, pois houve uma demanda gigante sobre o fato na época. "O Google tem um compromisso de mais de 20 anos com o ecossistema de notícias", afirmou Zanni.

Ela também falou de outros projetos, como o Google Destaques (Google Showcase), onde painéis diários são confeccionados por veículos de comunicação, aumentando o engajamento da informação e também garantindo um aporte financeiro para o jornal parceiro no projeto.

O DOL é um dos portais que integram o Google Destaques desde o início de 2021.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Tech

    Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

    Últimas Notícias