
O Microsoft Office, um dos pacotes de software mais populares do mundo, agora oferece uma versão gratuita de seus programas mais utilizados, como Word, Excel e PowerPoint. A novidade, embora bastante parecida com as versões pagas, inclui algumas limitações que diferenciam a experiência do usuário.
Assim como outras tentativas passadas da Microsoft de oferecer versões gratuitas, como o Office Starter e o Microsoft Works, essa versão traz funcionalidades semelhantes à versão online do Office. A principal diferença é que, apesar de ser uma ferramenta "instalada", ela ainda exige conexão com a internet, já que os documentos modificados precisam ser salvos no OneDrive, serviço de nuvem da Microsoft.
Conteúdo Relacionado
- Gears of War: trilogia deve chegar remasterizada ao PS5
- Computadores, tvs e celulares velhos podem virar ouro
Uma das maiores limitações dessa versão gratuita é a impossibilidade de salvar arquivos localmente no computador. Embora você possa abrir e editar documentos armazenados no seu PC, qualquer modificação precisará ser salva diretamente no OneDrive.
Além disso, os usuários dessa versão gratuita vão se deparar com anúncios publicitários exibidos em banners ao lado das ferramentas, algo que já é familiar para quem utiliza a versão gratuita do Outlook, o serviço de e-mail da Microsoft.
Apesar dessas restrições, a versão gratuita oferece acesso básico aos principais recursos do pacote Office, tornando-se uma alternativa interessante para quem não quer pagar pela versão completa. No entanto, quem desejar aproveitar todas as funcionalidades do Office, incluindo a possibilidade de salvar arquivos offline e eliminar os anúncios, precisará assinar o Office 365.
Quer saber mais de tecnologia? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Com essa novidade, a Microsoft tenta atrair usuários que, até então, preferiam ferramentas concorrentes, como o Google Docs. A pergunta que fica é se essa versão gratuita será suficiente para aumentar a popularidade do Office, especialmente entre aqueles que buscam uma alternativa às versões pagas ou ao uso da versão online.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar