
Desde que a inteligência artificial começou a ganhar espaço no cotidiano das pessoas, modelos de linguagem como do ChatGPT vêm ocupando um papel central em assistentes virtuais. A cada nova geração, essas tecnologias tornam-se mais sofisticadas, e nesse cenário de constante evolução, a OpenAI - uma das líderes no desenvolvimento de IA - anunciou uma mudança significativa.
Nesta semana, a empresa informou que o GPT-4, um dos modelos de linguagem mais avançados até então, será oficialmente substituído pelo GPT-4o, que se tornará o sistema padrão do ChatGPT. A alteração entrará em vigor a partir de 30 de abril. Com isso, o GPT-4 será aposentado da plataforma para usuários comuns, embora continue acessível por meio da API da empresa, voltada a desenvolvedores.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade neste sábado, 12
- Saiba 5 coisas que você NUNCA deve falar para o ChatGPT
Lançado originalmente em março de 2023, o GPT-4 marcou um avanço importante ao trazer recursos multimodais — combinando texto e imagem em suas respostas — e foi amplamente adotado no ChatGPT e no Copilot da Microsoft.
Agora, segundo a própria OpenAI, o GPT-4o é considerado seu “sucessor natural”, superando o antecessor em áreas como escrita, codificação e raciocínio lógico.
“Acompanhamento de instruções, resolução de problemas e conversas mais naturais são apenas algumas das melhorias que fazem do GPT-4o um passo à frente”, afirmou a empresa em nota publicada em seu site.
A transição também ocorre em meio ao lançamento de outras novidades no ecossistema do ChatGPT. De acordo com o site TechCrunch, a movimentação marca uma nova fase para o serviço.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar