Além de ser um documento-guia minucioso sobre a vida do Theatro da Paz, o quinto livro da ‘Série Restauro’ traz a contribuição de Vicente Salles, Benedito Lima de Toledo, Allan Watrin Coelho, Fabiano Bastos Moraes e Gilberto Chaves com textos escritos especialmente para a publicação. São relatos que complementam e evocam o significado da casa de espetáculos mais nobre de Belém.
O livro será lançado nesta quinta-feira, 21, no Hall de entrada do Theatro da Paz. Resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Academia Paraense de Música (APM), a publicação reúne em mais de 500 páginas a história e vida cultural do teatro. “O livro excedeu até a minha própria expectativa”, diz o titular da Secult, cujo embrião do projeto foi o trabalho de restauração realizado no Theatro da Paz entre os anos de 2001 e 2002, documentado pelo setor de projetos da secretaria.
Heliana Cutrim, atual presidente da Academia, afirma que o envolvimento na elaboração da publicação foi um ganho mútuo para os envolvidos. “Um livro desse, por si só, é um documento de extrema importância, então para nós da APM, que somos ligados à música, à Cultura, e ao próprio Theatro, é uma honra fazer parte disso, se sentir cúmplice por esse resultado final”, reforça.
A ideia da publicação foi estimulada pela APM, o que possibilitou um levantamento de informações históricas preciosas, incluindo fotos e ilustrações inéditas, como é o caso dos desenhos dos pintores Domenico de Angelis e Giusepe Capranesi. “Ele traz informações que ninguém conhecia sobre a vida do teatro, incluindo as gravuras, fotos e ilustrações de grande importância para a memória desse monumento, além do próprio trabalho de restauração que servirá como fonte de dados essenciais para as intervenções que vierem a ocorrer no por vir. Considero este livro tão importante quanto à realização do Hangar ou da Estação das Docas”, afirma Chaves.
CONFIRA
Lançamento do livro Série Restauro. Volume 5 – Theatro da Paz
Organização de Paulo Chaves Fernandes e Rosário Lima
Nesta quinta, 21, às 19h, no Hall do Theatro da Paz
Rua da Paz, s/n - Praça da República – Centro. Informações: 4009-8717
(Diário do Pará, com assessoria)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar