A mais acessada e famosa rede social do mundo, o Facebook, com 1,15 bilhões de usuários, criou um centro de processamento de dados altamente sustentável. O primeiro datacenter da empresa localizado fora dos Estados Unidos – onde existem dois – fica no norte da Suécia, na cidade de Luleå, e é refrigerado pelo ar natural. Nada de máquinas condicionadoras de ar: apenas janelas e filtros que mantêm os equipamentos na temperatura ideal.
Cada foto, vídeo, status que muda, todas as suas informações estão ali arquivadas. São 30 mil m² divididos em quatro prédios armazenando a intensa vida online. Cabo a cabo, chip a chip, cada luzinha que pisca. Tudo no seu lugar, harmonicamente funcionando para manter a rede operacional. E nessa imensa sala, cheia de equipamentos eletrônicos dados de todo o mundo, cópias de tudo.
No final do último mês, o Facebook divulgou o primeiro relatório de transparência da empresa. O relatório mostrou que o Brasil fez 715 solicitações de informações sobre 857 usuários brasileiros, somente no primeiro semestre de 2013. E 33% desses dados serviram como informação relevante. Ainda assim, o maior requerente de informações é os Estados Unidos, de um total de 74 países.
De acordo com Niall McEntegart, diretor de operações do Centro, toda a tecnologia do datacenter de Luleå vem de um projeto do Facebook chamado Open Compute (que a grosso modo, seria Computação Aberta). O objetivo é desenvolver uma estrutura computacional mais eficiente e com menos custo com desenvolvedores interessados. “A gente que fazer o centro melhor tanto na energia quanto no hardware. Tudo aqui foi pensado e pesquisado por nós”, comenta. O resultado é 38% mais potência e 24% menos custo.
Econuvens
- Os quatro prédios do centro do Facebook em Luleå somam cinco campos de futebol;
- Filtros captam o ar natural e purificam ele, livres de insetos;
- O sistema de umidificação do ar nunca precisou ser usado por causa do clima ártico;
- 50 pessoas trabalham lá hoje.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar