plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
TECH

Tecnologia a favor dos deficientes visuais

A tecnologia evoluiu e evolui para ajudar a vida de todos, sem distinção. Portadores de deficiência física ou motora, por exemplo, começam a aproveitar o melhor da tecnologia ao mesmo tempo que todo mundo. Isso é bom? Claro! Com o avanço tecnológico, todo

twitter Google News

A tecnologia evoluiu e evolui para ajudar a vida de todos, sem distinção. Portadores de deficiência física ou motora, por exemplo, começam a aproveitar o melhor da tecnologia ao mesmo tempo que todo mundo. Isso é bom? Claro! Com o avanço tecnológico, todos temos acesso às facilidades que ela nos proporciona.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Esse número corresponde a 14% da população do país, sendo que 40% são deficientes visuais - parcial ou total.

Portanto, o governo passou a investir para que essas pessoas sejam inseridas na sociedade sem dificuldades. Em algumas cidades, por exemplo, já estão em funcionamento os semáforos com dispositivos sonoros, que avisam quando o sinal está vermelho ou verde, facilitando a vida de muitos deficientes visuais.

Algumas universidades brasileiras também assumiram a responsabilidade em desenvolver projetos, visando o bem estar dessa parcela da população.

No Rio de Janeiro, por exemplo, foi criado um software para para que deficientes visuais possam escrever e ler textos através de um sintetizador de voz, e ainda oferece a opção de impressão em Braille.

Este software se chama MecDaisy e pode ser baixado gratuitamente, e está disponível para sistemas Windows e Linux.

CELULARES

O Iphone, desde sua versão 3GS, possui a função VoiceOver. Com essa função é possível navegar no celular enquanto é transmitido, em áudio, o posicionamento do seu dedo e, para acessar um aplicativo, basta tocar duas vezes nele.

O Android também possui sua versão para ajudar pessoas com deficiência visual: o aplicativo TalkBack está presente na desde da versão 1.6 do sistema e pode ser baixado gratuitamente. Ele possui basicamente as mesmas funções do VoiceOver.

TVS

Com todo esse avanço, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) entraram com um pedido ao Ministério das Comunicações (MiniCom), à Agência Nacional do Cinema (Ancine) e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para começarem a transmitir, além de canais abertos, programas em TV a Cabo com audiodescrição (AD).

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade em que se narra o conteúdo visual contido na programação em exibição. Esse recurso já estava presente em canais abertos desde de 2011 e, a partir de agora, TVs por assinatura começam a transmitir seus canais com esse recurso.

Clientes NET TV, por exemplo, já podem acompanhar seus programas favoritos com audiodescrição. Caso sua operadora ainda não esteja adequada as essas novas normas, o cliente pode entrar em contato pelo número 1331, da Anatel, e fazer uma denúncia.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Tech

    Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!