plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TECH

Projeto quer padronizar carregadores de celulares

Um proposta para padronizar os carregadores de todos os celulares vendidos e fabricados no Brasil foi discutida nesta terça-feira ((16) em audiência pública na Câmara dos Deputados. O projeto aguarda parecer do relator da Comissão de Ciência, Tecnologia,

twitter Google News

Um proposta para padronizar os carregadores de todos os celulares vendidos e fabricados no Brasil foi discutida nesta terça-feira ((16) em audiência pública na Câmara dos Deputados. O projeto aguarda parecer do relator da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática para ser votado.

A ideia é que todos os aparelhos produzidos e comercializados por aqui adotassem o mesmo padrão para carregadores, a ser definido pela Anatel depois da aprovação da lei.

"A atividade de carregar um celular, entretanto, tem sido dificultada pelos fabricantes, uma vez que não existe padronização das interfaces dos carregadores. Não se pode conceber, no atual estágio do desenvolvimento tecnológico, que existam barreiras desta natureza, que acabam por tornar os usuários reféns de uma determinada marca ou modelo de celular”, diz o projeto.

A meta, portanto, é facilitar a recarga de aparelhos, como já está em vigor na Europa. Por lá, a Apple precisou se adequar à legislação e oferecer também um adaptador que possibilite usar um cabo micro-USB comum para carregar o iPhone.

Os argumentos para a aprovação da lei na Europa foram similares às do Brasil. Pesou também o fato de que novos celulares não precisariam ser vendidos necessariamente com novos carregadores, reduzindo o custo dos aparelhos. Também há o argumento ambientalista, de utilizar menos matéria prima para produzir os carregadores, estimulando as pessoas a reaproveitarem o que elas já tem em suas gavetas.

(DOL com informações do Uol)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Tech

    Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!