Você já deve ter visto nas redes sociais as fotos dos seus amigos como se fossem desenhos animados japoneses. Com mais de dez milhões de downloads só no Google Play, o Meitu além de fofo, pode ser perigoso.

Uma investigação aponta que o Meitu coleta discretamente diversos dados críticos do smartphone.

Um pesquisador chamado Jonathan Zdziarski percebeu ainda que o aplicativo checa regularmente se o celular tem jailbreak e qual a operadora que o usuário possui conta, pois monitorando o MAC do aparelho ele consegue identificar individualmente o celular.

De modo geral, o Meitu consegue coletar e enviar para servidores na China dados como IMEI do celular, modelo do aparelho, resolução de tela, versão do sistema operacional, IP, endereço MAC, lista de contato, mensagens SMS, entre outros.

Para se defender, a Meitu disse que, como a empresa está baseada na China, precisa incluir recursos de coleta de dados nos aplicativos para contornar os bloqueios que os serviços de rastreamento do Google Play e da App Store sofrem no país. A companhia também assegurou que os dados são enviados aos seus servidores de forma criptografada e com proteção contra ataques.

(Com informações do Tecnoblog)

MAIS ACESSADAS