Métodos para conectar cérebros humanos diretamente com computadores só existem na ficção, pelo menos por enquanto.

Elon Musk, CEO de empresas como Tesla e SpaceX anunciou a Neuralink Corp., sua nova empresa, que será dedicada a criar dispositivos que podem ser implantados no cérebro humano. O objetivo principal da companhia é permitir que eventualmente os humanos possam acompanhar os avanços tecnológicos, seja melhorando a memória, permitindo a conexão direta com softwares ou fazendo outras melhorias para que humanos sejam capazes de competir com inteligências artificiais.

Essa não é a primeira vez que Elon Musk fala sobre esse tipo de ideia. No mês passado, em uma conferência em Dubai, o CEO da SpaceX declarou:

Com o tempo eu acho que nós provavelmente vamos ver uma fusão mais próxima de inteligência biológica com a digital. É sobre o tamanho da banda, a velocidade da conexão entre o seu cérebro e a versão digital de você mesmo.

Além disso, em 2016 ele citou uma ideia sobre “neural lace”, para fazer uma espécie de camada digital que funcionasse de maneira simbiótica com as partes biológicas dos seres humanos.

Por enquanto, a Neuralink Corp. ainda está na fase embrionária e não há nenhum protótipo que prove que o dispositivo pode existir além do campo das ideias.

Fonte: Jovem Nerd

MAIS ACESSADAS