Até a semana passada, apenas um grupo de 20 a 40 espécimes do Thymichthys politus, também conhecido como "red handfish", havia sido encontrada na Baía de Frederick Henry. Agora, a população da espécie acaba de dobrar.
“Encontrar uma nova população que é definitivamente distinta da outra já existente é muito empolgante”, diz Antonia Cooper, pesquisadora da Universidade da Tasmânia. “Isso significa que há uma variedade de genes e de outras populações lá fora que ainda estão para serem encontradas."
A descoberta também é capaz de contar mais um pouco sobre a espécie, já que o habitat da nova população é diferente do da população já conhecida. Isso leva a crer que o peixe não é assim tão dependente das condições particulares daquele primeiro lugar.
Cada habitat tem o tamanho aproximado de duas quadras de tênis. O espaço é limitado porque os Thymichthys politus não nadam, mas andam sobre a superfície do mar com suas nadadeiras que funcionam como patas.
A nova população também dá esperança aos pesquisadores que querem encontrar mais indivíduos de outra espécie de “peixe com mãos”. “O Ziebell’s Handfish não tem sido visto há mais de uma década, e há uma sensação de que ele está provavelmente extinto ou pelo menos muito perto de se tornar”, conta Rick Stuart-Smith, cofundador do Reef Life Survey e pesquisador da Universidade da Tasmânia.
Fonte: Revista Galileu
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar