plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRÂNSITO COMPLICADO

Trânsito é liberado após protesto de caminhoneiros e motoristas de aplicativo contra aumento dos combustíveis

BR-316 chegou a ficar com uma via interditada.

Imagem ilustrativa da notícia Trânsito é liberado após protesto de caminhoneiros e motoristas de aplicativo contra aumento dos combustíveis camera Na BR-316, pneus queimados são usados como barricadas | Reprodução

Uma manifestação nacional, iniciada na manhã desta segunda-feira (22), deixou o trânsito complicado em vias da Grande Belém, como a rodovia BR-316 e a avenida Almirante Barroso. Caminhoneiros e motoristas de aplicativos reclamavam do aumento de combustíveis, que somente em 2021 já teve oito aumentos seguidos no preço da gasolina, segundo a Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), o combustível acumula alta de 34%.

O aumento dos combustíveis é de responsabilidade da Petrobras, que flutua conforme o preço do dólar. As políticas do Governo Federal também podem influenciar na alta ou queda dos preços.

Na BR-316, caminhoneiros interditaram um trecho no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB), montando uma barricada na pista. O protesto foi encerrado no começo da tarde e o trânsito na via foi liberado.

Um vídeo da rodovia BR-316, feito do sentido de quem sai da cidade de Belém, em direção a Castanhal, mostra que já há uma longa fila de carros.

ASSISTA!

A Polícia Militar esteve no local acompanhando a movimentação.

Trânsito é liberado após protesto de caminhoneiros e motoristas de aplicativo contra aumento dos combustíveis
📷 |Reprodução

APLICATIVOS

Além dos caminhoneiros, os motoristas de aplicativos também se manifestaram contra esses aumentos promovidos pela Petrobrás.

Pela agenda, ainda pela manhã, eles chegaram a bloquear a entrada da Casa Civil, na Almirante Barroso, em Belém, se deslocando depois para vários pontos da cidade.

Anteriormente, os motoristas já tinham se reuniram com Polícia Militar e o Detran que orientaram por não fechar a via toda, apenas uma parte.

Em nota, a Secretaria de Estado de Fazenda informou que o reajuste do preço do combustível é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal e da Agência Nacional do Petróleo. Logo, o Estado do Pará aplica o preço da Petrobrás.

Sobre a questão do ICMS, a Secretaria de Estado de Fazenda disse que não houve aumento do imposto estadual. Enquanto isto, a Petrobrás e ANP - ambos vinculados ao Governo Federal - aumentaram em quase 35% o valor da gasolina, na refinaria. O Governo do Estado é solidário à população penalizada com os altos preços dos combustíveis.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Trânsito

Leia mais notícias de Trânsito. Clique aqui!

Últimas Notícias