plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE PÚBLICO

Novas paradas de ônibus serão implantadas na av. Pres Vargas

Ação educacional ocorre com passageiros e motorista para orienta-los sobre como usar as paradas de ônibus de forma consciente e segura.

Imagem ilustrativa da notícia Novas paradas de ônibus serão implantadas na av. Pres Vargas camera Agentes orientam população sobre local de aguardar os coletivos | Joao Gomes/PMB

A pressa em subir primeiro no ônibus, em decorrência da obstrução das calçadas ou o medo de perder o coletivo, devido a rapidez dos motoristas que param em locais irregulares ou que não esperam as pessoas subirem nos veículos, coloca o passageiro em risco. Juntando essas características resultam em hábitos ruins que viram rotina.

Os usuários do sistema de transporte público que utilizam as paradas de ônibus localizadas na av. Presidente Vargas, centro de Belém, acabam ocupando uma faixa da rua. Por este motivo, foi necessário “reeducar os passageiros” em uma ação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). Além disso, foi informado que o local irá receber novas paradas de ônibus.

Após um levantamento técnico da situação das paradas de ônibus do centro histórico de Belém em janeiro, a SeMOB irá implantar novo sistema de paradas seletivas ao longo da avenida Presidente Vargas. Com quatro pontos de ônibus ao longo da via, no novo sistema cada linha fará apenas duas paradas alternadas, tornando o fluxo mais dinâmico e evitando engarrafamentos.

O trabalho educativo desenvolvido neste mês de maio, portanto, se torna um preparativo para orientar usuários e operadores do sistema de transporte público antes da implementação das mudanças, que beneficiarão toda a mobilidade nesta que é uma das principais vias da área central de Belém.

Os agentes da SeMOB estiveram no local abordando ao longo da terça-feira (18), para direcionar tanto os usuários, quanto os motoristas de ônibus, orientando sobre a forma correta de acesso ao transporte público na área.

“As pessoas se acostumaram a esperar na rua pelo ônibus. Além de ser um risco desnecessário, você não ganha mais tempo para embarcar. Na verdade, acaba atrasando o trânsito. Com a pista ocupada, o ônibus se vê obrigado a parar fora do ponto ou em filas duplas o que, por sua vez, formam engarrafamentos. É um erro atrás do outro, por isso a SeMOB está intensificando a educação e a fiscalização no local”, afirma Tatiane Pinheiro, chefe de Educação para o Trânsito da SeMOB.

Até o dia 21, a ação está sendo realizada no ponto de ônibus da av. Presidente Vargas próximo à rua Manoel Barata, local escolhido por ser um dos mais movimentados no acesso ao transporte público. “Os ônibus costumam estacionar afastados da calçada. Além disso, não tem espaço na calçada para gente ficar. É tanto camelô que só ficou a rua para a gente esperar o ônibus”, diz a dona de casa Juliana Pimentel, 36 anos.

Em relação aos vendedores informais, a Organização Pública de Belém vem fazendo um trabalho de educação e conscientização para que eles se adequem às normas de ordenamento público. “Neste primeiro momento, a Organização Pública realiza serviços de orientação aos vendedores informais, a fim de garantir o cumprimento do Código de Posturas do Município no que se refere, principalmente, à desobstrução das vias de acesso para os pedestres”, destaca o Coordenador da Organização Pública, Rafael Braga.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Trânsito

Leia mais notícias de Trânsito. Clique aqui!

Últimas Notícias