Conduzir veículo automotor em velocidade de 20% até 50% acima do limite permitido é uma infração grave, com previsão de multa de R$ 195,23. Já o excesso acima de 50% da velocidade permitida na via é uma infração gravíssima, para qual o valor da multa deve ser multiplicado por três, resultando em R$ 880,41.
Prefeitura de Belém reforça ações no trânsito da capital
Banhistas fazem "corrente" para salvar carro em Salinas
A partir desta segunda-feira (19), entram em operação os 14 novos controladores de velocidade instalados nas rodovias estaduais PA 391, 324 e 444, que dão acesso aos municípios de Santa Bárbara e Salinópolis. Os equipamentos do tipo fixo são controladores e medidores de velocidade para fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de ponto específico. Eles são sinalizados por meio da placa R-19.
Os limites que serão registrados pelos radares variam entre 40 km/h e 80 km/h, dependendo do local de instalação do equipamento, o que leva em consideração o fluxo de pessoas e veículos.
Localizações dos radares
Na PA-391 (rodovia Engenheiro Augusto Meira Filho), principal via de acesso ao distrito de Mosqueiro, são sete equipamentos localizados no sentido de entrada da cidade, nos quilômetros 6, 9, 13, 15, 16, 19 e 35. Por ser um perímetro variável, com áreas urbanas e rurais, a velocidade permitida é de 40 km/h, 60 km/h e 80 km/h.
Já na PA-324, que dá acesso a Salinópolis, são três equipamentos nos quilômetros 12, 20 e 59, também no sentido de entrada da cidade. Em outro ponto, na PA-444, via de acesso à praia do Atalaia, foram fixados quatro radares tanto no sentido de entrada como de saída da praia. Em Salinópolis, o limite máximo de velocidade em todos os equipamentos é de 60 km/h.
Segundo o Detran, os equipamentos metrológicos para fins de fiscalização de infração cometida por transitar em velocidade acima do permitido funcionam em tempo integral (24 horas por dia).
Veja onde estão os novos radares:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar