plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MOBILIDADE

Prefeitura de Belém reforça ações no trânsito da capital

O órgão expandiu trabalho para todos os bairros, assim como nos principais distritos da capital, com intensificação no mês de julho. Há, ainda, um planejamento integrado para expansão das ciclovias e ciclofaixas

Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura de Belém reforça ações no trânsito da capital camera Durante o mês de julho, a SeMOB faz trabalho de orientação e fiscalização | Divulgação/Semob

A Prefeitura de Belém, desde o início da nova gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, vem fazendo diversas operações que têm por objetivo conscientizar e, posteriormente, fiscalizar a população quanto aos atos infracionais que possam comprometer o trânsito e trazer riscos a pedestres, ciclistas e motoristas. Assim, neste mês de julho, a prioridade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) tem sido as praias e balneários da Região Metropolitana de Belém (RMB), com efetivo de agentes atuando na manutenção da ordem do tráfego.

Segundo o coordenador de Operação de Trânsito da Semob, Elias Jardim, as operações de veraneio iniciaram dia 03 de julho, com trabalho de orientação e fiscalização. E a ideia da nova administração é estar mais próxima da população. “É um trabalho de muito diálogo e que, em último caso, entrará com a fiscalização coercitiva, com a autuação. Em um primeiro momento, será de orientação”. As ações contam com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal de Belém (GMB) e, em alguns locais, como Salinas, nordeste do Pará, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A presença dos agentes de trânsito nestes locais, segundo Jardim, reduz consideravelmente atos infracionais, como estacionar em local proibido ou em fila dupla, e fazer uso do celular enquanto o condutor dirige. “Cada local tem uma dinâmica diferente. Por exemplo, em Outeiro, o que mais vemos são condutores estacionados na ciclofaixa. O mesmo observamos em Icoaraci devido à quantidade de motocicletas, além de muitos motociclistas sem o uso de capacete”.

Já em Mosqueiro, ainda segundo ele, “há muitas pessoas dirigindo na contramão, principalmente na Vila. Além de estacionamento em fila dupla próximo ao Mercado Municipal, das 7h às 9h, e à noite, a partir das 18h. Trabalhamos justamente para dar fluidez nesta área”. Outra ocorrência relatada pelo coordenador, e que tem sido fiscalizada constantemente, é o volume do som em veículos estacionados principalmente nas praias.

INTEGRAÇÃO

Na RMB, a Semob tem atuado com três tipos de operação: Fiscalização e Operacionalização, Educação e Engenharia de Tráfego. As ações de educação, juntamente com a equipe de fiscalização, desde janeiro de 2021, têm executado um trabalho efetivo, por meio de denúncias de estacionamentos proibidos em ciclofaixas, sobretudo na rua dos Mundurucus, próximo ao Horto Municipal; nas travessas Lomas Valentinas e Antônio Baena; e na avenida Augusto Montenegro.

“Além das ciclofaixas, estamos executando trabalho de orientação na faixa de pedestre da Augusto Montenegro, pois existe forte denúncia da presença de motoqueiros que fazem o retorno em cima das faixas e transitam na ciclovia e na ciclofaixa”, diz Elias Jardim.

Na ciclofaixa da rodovia Arthur Bernardes e na avenida Júlio César, o índice de denúncias de estacionamento de caminhões, principalmente à noite, também é intenso e, segundo Jardim, as equipes conseguiram diminuir consideravelmente as infrações.

Ações são de conscientização e fiscalização.
📷 Ações são de conscientização e fiscalização. |Divulgação/Semob

Quanto à área de Engenharia de Tráfego, a Semob trabalha com a revitalização de sinalização em vias, com novas pinturas de faixa de pedestres, de ciclovias e ciclofaixas, e troca de semáforos. “Realizamos um trabalho de urgência, além da implementação de ciclovia da avenida Pedro Miranda, que conta com 2,7 quilômetros de extensão e foi inauguradaem abril de 2021”. No distrito de Mosqueiro, a avenida 16 de novembro também foi contemplada com nova sinalização, desde o caramanchão da praia do Chapéu Virado até a Vila.

A partir de agosto de 2021, o planejamento inclui um trabalho mais intensivo no distrito de Icoaraci e em bairros periféricos de Belém, com foco nas descargas das motocicletas, já que existe bastante reclamação da população. “Já realizamos três operações com o Detran, inclusive, uma em Icoaraci e conseguimos tirar 49 descargasdas motocicletas”.

Além de ser um ato infracional, o barulho das descargas das motocicletas incomoda a população. “Neste momento, estamos priorizando as praias, mas, após o verão, vamos trabalhar efetivamente em relação a este tipo de denúncia”, adianta o coordenador Jardim. Dentro do Plano de Fiscalização e Educação a Semob também prevê a montagem de uma base em Icoaraci, como já existe em Mosqueiro, uma vez que, em qualquer ação realizada no distrito, a Superintendência precisa deslocar agentes de Belém.

No trabalho educativo ainda será contemplado o aumento no número de ciclovias e ciclofaixas de Belém. “Hoje temos um número razoável, com 113,7 quilômetros de extensão, o que significa uma viagem de ida e volta de Belém a Castanhal em linha reta. Mas há ideia é integrá-las, porque observamos que o ciclista sai de uma ciclofaixa e não encontra uma continuação. A ideia é expandir, mas de forma coerente e que ofereça condições da pessoa sair de uma ciclofaixa e entrar em outra continuada”,completa o coordenador.

E desde o último final de semana, entrou em operação a linha Outeiro/Brasília - São Brás explorada pela empresa TRANSCAP, com final de linha na pracinha da Brasília. A partir de agora, Outeiro conta com mais uma empresa que operará uma linha de ônibus semi-expressa na Avenida Augusto Montenegro, ou seja, as paradas ocorrerão em pontos pré-determinados e as viagens serão mais rápidas.

PANDEMIA

Desde o começo da pandemia, a Semob, em parceria com o Governo do Estado, atua na fiscalização do funcionamento de bares e restaurantes, dentro da competência da Superintendência. E, com apoio do Detran e da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, atua na fiscalização de veículos estacionados em calçadas próximas aos estabelecimentos. A ação continua em execução com base também em denúncias recebidas por meio das redes sociais, como o Twitter (@SeMOB_Bel) ou da ouvidoria geral, pelo número 162.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias