Começou a funcionar na manhã deste sábado (11) o novo desvio de veículos para o corredor central do futuro BRT, no km 8, sentido Marituba-Belem. A intervenção é executada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) e tem por objetivo garantir a fluidez do trânsito durante as obras de drenagem no pavimento asfáltico do trecho.
O trecho do desvio tem 550 metros e fica entre os quilômetros 7 e 8, sentido Marituba - Belém, da Rua Pau D'Arco até a Avenida Ananin. “Estamos iniciando as obras de drenagem longitudinal nesse trecho e para manter as três faixas de veículos, nós estamos abrindo um desvio para veículos leves. Os veículos pesados devem se manter no pavimento asfáltico. É importante que os condutores de veículos prestem atenção para a sinalização e atentem para a questão da velocidade e que os pedestres evitem fazer travessia fora do local indicado”, adverte o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro.
As obras de drenagem fazem parte do projeto de reestruturação dos 10,8 primeiros quilômetros da BR-316, delegados ao Estado. Este é o segundo trecho da BR-316 que recebe a drenagem. O primeiro trecho, entre os quilômetros 4,5 e 5,5 já recebeu toda a tubulação e agora passa por terraplenagem e posterior asfaltamento.
A previsão é de que a colocação da tubulação dure cerca de 100 dias, considerando o período chuvoso, que atrasa a execução da obra. Durante a realização das atividades, a circulação e o acesso de pedestres aos estabelecimentos comerciais e residenciais no local estão assegurados.
A faixa de asfalto liberada será destinada a veículos pesados, ônibus e condutores que forem acessar a avenida Ananin e estabelecimentos comerciais situados no trecho. As duas faixas de concreto deverão ser utilizadas por carros pequenos e motocicletas. Pedestres e ciclistas deverão transitar por um espaço destinado a esse público.
“O mais importante é conseguir mostrar ao motorista qual o movimento que ele tem que fazer. O movimento seguro”, pontua o diretor técnico operacional do Detran, Bento Gouveia.
Um semáforo provisório foi implantado para dar segurança na travessia de pedestres em frente ao Instituto Evandro Chagas (IEC). Sinaleiros vão orientar condutores e pedestres no ponto de travessia. Além desta faixa, a cerca de 300 metros do local existe uma passarela de ampla acessibilidade, que deve ser utilizada preferencialmente pelos pedestres.
A obra de reestruturação da BR-316 prevê que a rodovia conte com duas faixas de concreto para os ônibus, 13 estações de passageiros, 13 passarelas, ciclovia, calçada, nova iluminação, além de 2 terminais de integração, 4 passagens inferiores (túneis), um viaduto, o que vai possibilitar o transporte mais rápido, confortável e seguro para moradores dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Ao iniciar a operação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano, haverá melhoria da qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar