Com o crescimento do fluxo de veículos nas ruas ano a ano, as políticas públicas voltadas à mobilidade urbana devem pensar em estratégias para readequar a realidade da infraestrutura de tráfego, e, assim, conseguir fazer com que os engarrafamentos se tornem menos frequentes.
Em uma dessas ações voltadas à mobilidade urbana na Grande Belém, o Governo do Pará realiza a readequação da área da rotatória do 40 Horas, em Ananindeua.
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Aliás, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) já instalou seis grupos de semáforos na obra de readequação da rotatória, que foi removida para dar lugar a um moderno sistema de semáforos que vão orientar o tráfego de motoristas e pedestres nas vias do então caótico cruzamento.
Os semáforos foram instalados nos dois sentidos da Avenida Independência com a Avenida Hélio Gueiros, e também no cruzamento da Rodovia dos Trabalhadores (via de acesso à Arterial 18). Os equipamentos ainda passam por testes de segurança.
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Agente de Educação de Trânsito do Detran, Lucas Aguiar informou: “nós estamos aqui há duas semanas fazendo orientações sobre o novo fluxo. Não temos mais o formato de rotatória, temos um controle de fluxo por semáforo, em vários sentidos, e a gente está aqui nesse primeiro momento não só com a fiscalização na parte de autuação, mas sim orientando sobre o fluxo, os sentidos permitidos, o local ideal e os horários de fluxo".
"Temos feito esse monitoramento todo, tentando sincronizar os semáforos para deixar uma fluidez melhor em todos os sentidos. Também estamos aplicando vários questionários, ouvindo os relatos de acidentes de trânsito que aconteceram na rotatória todos os dias, dois, três. A gente tem ouvido muito dos pedestres, que melhorou muito a parte de acessibilidade e que a travessia melhorou muito. Então, aqui na rotatória você tinha um conflito. Veículos automotores, motocicletas, pedestres, todos aqui lutando por espaço. Agora, não mais. Com o semáforo, a gente coloca o ordenamento e todo mundo tem a sua vez de passar”, explicou o agente de Educação, Lucas Aguiar.
Os equipamentos contam com tecnologia de câmeras de contagem de veículos e sistema para operação remota, com programação do tempo de acordo com o horário e volume do tráfego. Os serviços são complementados com sinalização horizontal e vertical. Dois retornos na Avenida Independência foram readequados para permitir a inversão do sentido da circulação dos veículos.
“O fluxo na avenida Independência melhorou bastante. Tem dados que comprovam que o tempo de espera caiu pela metade. Antes, quando ocorria um acidente no local, a rotatória travava totalmente e o pedestre não tinha como atravessar. Hoje, o pedestre tem espaço para atravessar e cada um tem seu tempo. E vale a pena ressaltar que qualquer sentido quem vem pela independência é proibido virar à esquerda, qualquer um dos dois sentidos é proibido virar à esquerda e teremos a implantação de radar para coibir conversões proibidas”, reforçou o diretor técnico Operacional do Detran, Bento Gouvêia.
OBRA
A obra na rotatória do 40 horas, em Ananindeua, é uma intervenção urbana necessária para promover melhor fluxo na integração entre a capital paraense, Belém e Ananindeua, as duas cidades mais populosas do Pará. A medida integra o pacote de obras de infraestrutura planejado e executado pela governo estadual.
Antes era um caos, era horrível, a gente ficava um tempão lá do outro lado para atravessar, aí arriscava a moto bater a gente. Eu tenho três filhos que atravessavam lá para o outro lado, arriscando a vida para ir para a escola. Eu ficava preocupada todo dia quando eles iam para a escola.. Agora tô achando ótimo, maravilhoso para a gente atravessar com mais segurança. Adorei
Cristiane de Souza, Moradora do bairro do 40 HorasO projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e a execução dos serviços é realizada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.
LOGÍSTICA
O projeto foi desenvolvido em quatro etapas. A primeira foi a remoção da rotatória e adequação do retorno. A segunda contou com a pavimentação da área da rotatória para passagem de veículos. Na terceira etapa foi realizada a sinalização vertical e horizontal para assegurar a segurança do tráfego e a última e quarta etapa compreenderá a implantação dos grupos semafóricos.
Para o titular da Seinfra, Adler Silveira, a obra amplia a mobilidade em uma das principais rotas de ligação entre Belém e Ananindeua.
O titular da Seinfra, Adler Silveira, destacou: “é uma obra pensada para trazer um desenho mais harmonioso para essa região do 40 horas com a arterial 18 e com a avenida Independência. Então, é uma obra que vem trazer mais fluidez no trânsito, aumenta com uma velocidade média, a organização do trânsito aqui nessa região".
Adler Silveira também observou que a obra é importante, e a partir da entrega, estão sendo feitos os ajustes finos. "Nós contamos aqui com a equipe do Detran, exatamente para orientar as pessoas nesse novo equipamento, para que a gente possa garantir principalmente uma melhor mobilidade e melhor qualidade de vida".
"E, continuamos com obras aqui na região metropolitana de Belém, com a construção de cinco viadutos, temos o viaduto da Mário Covas com a independência, da Mário Covas com três corações, da BR316 com a alça viária da BR-316, com a independência, ou seja, é um conjunto de obras que o governo vem fazendo aqui na nossa região metropolitana para garantir exatamente o avanço da qualidade de vida da população. Temos mais um viaduto que vai ser iniciado na João Paulo com a Doutor Freitas, ou seja, é a transformação da mobilidade, a melhoria da qualidade de vida da população, fazendo com que as pessoas cheguem e acessem mais rápido os seus destinos finais”, frisou o secretário Adler Silveira.
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