Nesta segunda-feira (24) chega ao quinto dia seguido a ocupação do Instituto Federal do Pará (IFPA), feita por estudantes da instituição. Além da sede em Belém, estão ocupados os prédios de Marabá, Tucuruí e Abaetetuba.

O protesto faz parte da mobilização nacional dos estudantes contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria um limite para os gastos e investimentos públicos, a PEC 241, que congela as despesas do Governo Federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos.

Na última quarta-feira (19), o Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício aos institutos federais para que os responsáveis pelas ocupações sejam identificados e que as negociações para liberação sejam aceleradas.

Até a Universidade Federal do Pará (UFPA) de Abaetetuba está ocupada. Foto: Via WhatsApp

A medida do MEC é causada principalmente pela proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que não há data para as ocupações acabarem e as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro.

A onda de protestos e ocupações teve início na região Sul, onde estudantes em institutos federais do Paraná ocupam os prédios desde o início do mês.

(DOL)

MAIS ACESSADAS