Não é incomum que pássaros se choquem com aviões. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), só em 2022 foram registrados 2.294 casos de "bird strike", nome em inglês para a colisão de aves em aeronaves – uma média de uma a cada quatro horas. 

Muitas dessas colisões acabam não significando nada para o avião, e muito para os animais que geralmente perdem a vida. Os passageiros de um voo da American Airlines que saiu de Ohio e ia para Phoenix, nos Estado Unidos, passaram por um grande susto. 

Leia mais 

Priorize assentos do lado esquerdo do avião; saiba o motivo

Vídeo: avião falha e roda dianteira quebra durante pouso

De acordo com o jornal norte-americano NBC News, um motor da aeronave pegou fogo após colidir com um bando de gansos. Com isso, o piloto precisou desligar o motor e voltar ao aeroporto de Ohio. 

American Airlines Boeing 737-800 (N972NN, built 2015) safely returned to land at Columbus-Intl AP (KCMH), OH after flames and smoke was seen coming from the right engine. Flight #AA1958 to Phoenix landed back on runway 28L 25 minutes after take-off. No one was hurt. @Cbus4Lifepic.twitter.com/YsAxsJ3D1O

— JACDEC (@JacdecNew) April 23, 2023

O caso ocorreu nesta segunda-feira (24). por volta das 8h. Apesar do transtorno, a American Airlines disse em um comunicado que o avião pousou em segurança. Na aeronave, havia 173 passageiros. Ninguém ficou ferido. 

"O voo pousou normalmente e taxiou com segurança até o portão por conta própria", informou a nota. 

American Airlines 737 returns to Columbus Airport after striking a number of geese on departure. AA1958 to Phoenix landed back safely 25 minutes after takeoff. pic.twitter.com/ws3wi3Cl9D

— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) April 23, 2023

Um passageiro que estava no voo, relatou que todos foram informados rapidamente sobre a colisão com os pássaros. John Fisher informou que tudo ocorreu muito rápido. 

"Aparentemente, atingimos um bando de gansos e o motor começou a fazer barulhos muito altos de 'clonk, clonk, clonk’. Eles finalmente desligaram o motor e deram meia-volta para o aeroporto", disse John Fisher. 

Avião perdeu um dos motores no ar Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS