
Cientistas japoneses descobriram uma estranha espécie de escaravelho capaz de vencer o aparelho digestivo após ser devorado por um sapo e sair vivo da empreitada. Após ser comido, ele consegue ir direto para o sistema digestivo do animal, e de lá é excretado.

O estudo foi feito pela Universidade de Kobe, no Japão, e publicado no periódico científico Current Biology. De acordo com os pesquisadores, o inseto da espécie Regimbartia attenuata entra no trato intestinal do sapo e de lá é "expulso" ileso.

A façanha foi gravada em um vídeo, onde o inseto foi expedido menos de 2 horas depois de ser devorado.

Para os especialistas, o besouro pode ficar no estomago do sapo de seis minutos a dois dias. Os pesquisadores já conheciam as habilidades de sobrevivência da espécie, mas até flagrarem ele saindo ileso, achavam que o animal era expulso ainda na boca do predador.

O estudo concluiu que "cerca de 90% dos besouros devorados foram defecados vivos em no máximo 6 horas". Para o estudo, os cientistas prenderam as patas de alguns dos besouros, e todos eles morreram, o que sugere que a tática de sobrevivência envolva ele aprender a andar dentro do intestino dos sapos.


"Um pequeno besouro conseguir nadar ativamente através de um sistema digestivo é peculiar e surpreendente. Estamos muito surpreendidos também", afirmou Carla Bardua, bióloga evolucionista do Museu de História Natural de Londres, em entrevista ao jornal New York Times.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar