Um busto milenar do Deus grego Hermes foi encontrado por trabalhadores que faziam um trabalho de manutenção na rede de esgotos no centro de Atenas, capital da Grécia. De acordo com o Ministério da Cultura da Grécia, a relíquia foi localizada a quase um metro e meio de profundidade, e é uma das muitas que serviram como marcadores de ruas na Atenas antiga.
Para os arqueólogos, o busto data de cerca de 300 a.C. ou do final do século 4 a.C.. A cabeça retrata Hermes em “uma idade madura”, algo que contrasta com suas habituais representações de quando era jovem.
VEJA TAMBÉM
- Palácio do 'Rei Ezequias' é encontrado em Jerusalém
- Constituição da época do 'Rei Davi' é encontrada em Israel
- "Mar da Galiléia" transborda pela primeira vez em 300 anos
As autoridades informaram que, o busto é provavelmente um fragmento de uma coluna hermética, que foi estabelecida em cruzamentos e ruas, servindo como sinalização rodoviária. Depois de ser usada como um marcador de rua, a cabeça, em algum ponto, foi embutida na parede de um duto de drenagem.
O achado, que se encontra em bom estado de conservação, foi imediatamente transferido para um armazém do Eforato das Antiguidades, departamento que se dedica à proteção de artefatos.
Segundo os especialistas, Hermes é o deus grego da riqueza, da sorte, da fertilidade, do sono, da magia, das viagens, das estradas, do comércio, da linguagem e dos ladrões.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar