plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

Mergulhadores encontram restos mortais de soldado medieval em lago, veja!

Junto ao corpo foram encontradas uma espada, suas botas de couro, as vestimentas e duas facas

Imagem ilustrativa da notícia Mergulhadores encontram restos mortais de soldado medieval em lago, veja! camera Reprodução/G. Krakauskas

Um grupo formado por mergulhadores e arqueólogos na Lituânia encontrou os restos mortais de um soldado medieval em bom estado de conservação no fundo de um lago. Além disso, foram achados uma espada, roupas perfeitamente inteiros. Para os cientistas, o achado ajudará na maior compreensão sobre a vida e os soldados da idade média europeia, ou pelo menos no Báltico.

De acordo com o site Ancient Origins, Lituânia é um dos três Países Bálticos, localizados na região oriental da Europa, próximo à Polônia, Ucrânia, Rússia. Trata-se de uma região historicamente conturbada, recheada por guerras e conflitos de interesse entre os tronos mais poderosos. O soldado remete a uma época em que a Lituânia ainda possuía uma força considerável na região.

Segundo os arqueólogos, anteriormente, já encontraram no lago partes de telhas, pedaços de barcos, de balsas pedaços de uma antiga ponte, além de diversos outros tipos de objetos datados de diferentes períodos da história – desde objetos mais recentes, até objetos mais antigos, como é o caso do soldado junto a seus pertences.

Análises preliminares indicaram que o soldado e seus objetos provavelmente remetem ao século XVI, baseado na vestimenta. Possivelmente um jovem, junto ao corpo há uma espada, um par de botas de couro, vestimentas e duas facas. E justamente por essas características que, antes mesmo de uma datação, os cientistas já dizem tratar-se de um soldado medieval.

Arqueólogos subaquáticos examinando os artefatos no Lago Asveja, Lituânia
📷 Arqueólogos subaquáticos examinando os artefatos no Lago Asveja, Lituânia |Reprodução/G. Krakauskas

“Os restos mortais foram encontrados sob uma camada de lama e areia a uma profundidade de nove metros durante um exame subaquático dos restos da velha ponte Dubingiai”, disse a arqueóloga Elena Pranckenaite em entrevista à emissora de rádio e televisão lituâna LRT.

Arqueólogos recuperando os restos mortais do soldado medieval do Lago Asveja
📷 Arqueólogos recuperando os restos mortais do soldado medieval do Lago Asveja |Reprodução/G. Krakauskas

Os cientistas ainda não sabem a causa da morte do jovem soldado, mas sabe-se que ele era ainda era muito jovem. Os arqueólogos enviaram os restos mortais para a Faculdade de Medicina da Universidade de Vilnius, cidade histórica da Lituânia e os objetos arqueológicos para o Museu Nacional da Lituânia e, dessa forma, mantearam-se preservados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias