Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bonn localizou essa semana quatro impressionantes escrituras entalhadas há cerca de 5 mil anos no Sudão. Os hieróglifos foram analisados por historiadores, que intitularam a obra como "Domínio de Horus Rei Escorpião", contendo um símbolo circular de demarcação territorial de um líder político.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o estudo relata que a área era incomum para a construção de comunidades em aproximadamente 4000 a.C., podendo ser uma prova da migração e colonização nas regiões ao redor do rio Nilo.
VEJA TAMBÉM!
- Palácio do 'Rei Ezequias' é encontrado em Jerusalém
- Cientistas descobrem que múmias egípcias não são humanas
- Busto do 'Deus grego Hermes' é encontrado em esgoto na Grécia
Decifrando os códigos, os arqueólogos concluíram que a movimentação teve o "Escorpião Rei" como articulador, por volta do ano 3070 a.C., sem maiores informações sobre período de reinado e ações governamentais. Com a pedra, é possível analisar o domínio do "Escorpião Rei" como uma das primeiras evidências históricas sobre o surgimento de um Estado territorial.
Para o pesquisador, Ludwig Morenz, da Universidade de Bonn, que foi um dos autores da análise, o sinal de demarcação é de um grande governante: "É precisamente por isso que a nova descoberta da inscrição na rocha é tão valiosa. [...] Apesar de sua concisão, a inscrição abre uma janela para o mundo do surgimento do Estado egípcio e da cultura associada a ele", concluiu o especialista.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar