plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SHOW ASTRONÔMICO

Meteoros de touro e leão vão surgir no céu em novembro

Vênus, Júpiter e Saturno também poderão ser vistos à oeste num show a parte durante todo este mês.

Imagem ilustrativa da notícia Meteoros de touro e leão vão surgir no céu em novembro camera Os meteoros de touro, os taurídeos, terão pico no dia 05 de novembro, sexta-feira. | Reprodução

O ano de 2021 teve o calendário astronômico repletos de fenômenos importantes. A superlua, os eclipses e as chuvas de meteoros fizeram do céu um lugar ainda mais interessante. Agora, o final do ano se aproxima e o mês de novembro não vai passar batido: vem aí o eclipse lunar parcial.

O mês também reserva mais beleza em três noites com chuva de meteoros Taurídeos e Leonídeos, com várias estrelas cadentes despontando no céu. Vênus, Júpiter e Saturno também poderão ser vistos à oeste num show a parte durante todo este mês.

Repeteco de Taurídeos

Os meteoros de touro, os taurídeos, terão pico no dia 05 de novembro, sexta-feira. A constelação de Touro é palco de duas chuvas de meteoros em novembro.

A primeira é a Taurídeos do Sul, provocada pelas partículas deixadas pelo cometa 2/P Encke. Surgirá ao Norte a partir das 23h. Na semana que vem, dia 11, uma quinta-feira os Taurídeos do Norte serão avistados a partir da meia-noite.

Veja também!

Os fenômenos são causados pelos detritos do asteroide 2004 TG10. Esta chuva é conhecida por apresentar uma ocorrência elevada de bólidos (meteoros brilhantes).

Estrelas de leão

Já na terceira semana de novembro será a vez do leonídeos. Os meteoros Leonídeos são famosos pelos eventos excepcionais que aconteceram em 1833, 1866, 1966, 1999 e 2001, quando milhares de estrelas cadentes riscaram o céu.

Infelizmente, a poeira deixada pelo cometa Tempel-Tuttle não deve proporcionar um show este ano, mas os meteoros costumam ser brilhantes. E surgirá a partir das 4h.

Eclipse Lunar parcial

Para fechar o mês com chave de ouro, no dia 19 de novembro, será a vez do eclipse luna parcial. Eclipses lunares ocorrem quando a Lua atravessa a sombra que a Terra projeta no espaço. A sombra não cobre a Lua por completo e temos um eclipse parcial.

No Brasil, será possível acompanhar o fenômeno durante a madrugada. O auge é às 06h02min.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias