plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CUIDADO!

Cobra se protege soltando "pum" ao invés de veneno 

A espécie utiliza um som muito similar ao dos gases e flatulências humanas para confundir seus possíveis predadores e, assim, conseguir escapar de um ataque.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cobra se protege soltando "pum" ao invés de veneno  camera A serpente é endêmica nos desertos dos EUA e do México, mas, chegando apenas a cerca de 36 centímetros de comprimento | Reprodução

Enquanto a maioria das serpentes se defendem com seus dentes afiadíssimos, sua mordida veloz e principalmente seus venenos intoxicantes, a pequena cobra da espécie Gyalopion canum possui somente uma arma inusitada para se proteger dos predadores: um barulho de pum. Isso mesmo!

Conhecida popularmente como nariz-de-gancho-ocidental, a serpente é comum nos desertos dos EUA e do México. Ela possui cerca de 36 centímetros de comprimento e anão tem força, mordida ou peçonha, restando a ela apenas um som muito similar ao dos gases e flatulências humanas para confundir seus possíveis predadores e, assim, conseguir escapar de um ataque.

A defesa da cobra é um curto e repetido ruído que a espécie produz através de sua cloaca, cavidade pelo qual se abre o aparelho genital e urinário do animal.

SAIBA MAIS SOBRE A ESPECIE DE COBRA QUE SOLTA "PUM"

De acordo com o biólogo e morfologista Bruce Young, da Faculdade Lafayette, no estado da Pensilvânia, nos EUA, o som é emitido somente quando a serpente se sente ameaçada, utilizando dois grupos de músculos para isolar e comprimir o ar e então contraindo o esfíncter da cloaca e expelir o som: é, portanto, essencialmente um pum de cobra.

Veja também:

Segundo Young, o esforço que a Gyalopion canum utiliza para emitir o “pum” é tão grande que, segundo um experimento realizado em laboratório, elas são capazes de dar uma espécie de salto. “As cobras nariz-de-gancho-ocidental colocam tanta energia para produzir esse barulho que em alguns casos chegam a sair do chão”, afirmou o morfologista.

Curiosamente, a Gyalopion canum não possuindo veneno, força ou tamanho, se alimenta de aranhas, insetos e escorpiões, e não é a única espécie que utiliza um som similar ao de um pum para se defender.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Bizarro

    Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

    Últimas Notícias